Uma irregularidade nos sistemas de navegação do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na manhã desta terça-feira (3), provocou atrasos e remanejamentos de passageiros para outros voos no transcursão do dia, causando insatisfação aos usuários. Em menos de cinco dias, esta foi a segunda ocorrência de irregularidade atribuída ao sistema global de posicionamento e localização geográfica (GPS, ou, na {sigla} em inglês, Global Positioning System).
A Filial Pátrio de Telecomunicações (Anatel) informou, por meio de nota, ter recebido novo reporte de interferências por segmento dos membros da Gestão do Controle Airado Regional de São Paulo.
“A gerência da Anatel São Paulo havia detectado, pela manhã, sinais interferentes com estações de monitoramento da filial presentes no aeroporto internacional de Guarulhos, o que motivou a imediata diligência a campo com equipes de fiscais para novidade tentativa de localização da natividade interferente. A equipe de fiscais está em temporada de atuação e buscas para localizar a natividade da interferência e, assim, solucionar o problema”, diz a nota encaminhada à Filial Brasil.
A empresa Latam, em nota, informou que suas operações no aeroporto de Guarulhos já estão normalizadas. “Algumas decolagens sofreram atrasos na manhã desta terça-feira (3), devido a questões técnicas do aeroporto, vestuário totalmente alheio ao controle da Latam”.
A Gol Linhas Aéreas informou que registrou impactos pontuais em suas operações na segmento da manhã, devido a interferências no sinal do sistema de GPS do aeroporto. “A situação, que afeta também outras companhias aéreas, está sendo gerenciada em conjunto com a gestão aeroportuária. Todos os clientes afetados receberam as facilidades previstas e a companhia reforça que as ações em relação aos voos foram tomadas com foco na segurança”, diz o transmitido guiado para a Filial Brasil.
Até o fechamento desta edição, a Azul não havia se manifestado nem o Departamento de Controle do Espaço Airado (Decea), da Força Aérea Brasileira (FAB).
Na última quinta-feira (29), a primeira interferência no GPS causou atrasos em diversos voos. O Decea informou que a instabilidade de recepção do sinal de GPS pelas aeronaves que operavam no aeroporto de Guarulhos afetou a capacidade dos Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS, do inglês Global Navigation Satellite Systems) das aeronaves. Na ocasião, a FAB disse que uma avião do Grupo Peculiar de Inspeção de Voo (GEIC) tinha sido acionada para realizar a inspeção de radiomonitoragem no entorno do aeroporto, tendo por objetivo investigar as causas do problema.