Baixada Santista: Defesa Civil dispara alerta de chuva - 26/01/2025 - Cotidiano

Baixada Santista: Defesa Civil dispara alerta de chuva – 26/01/2025 – Cotidiano

A Defesa Civil do estado de São Paulo disparou um alerta severo de chuvas para a região da Baixada Santista na tarde deste domingo (26). De acordo com o órgão, a região é uma das que estão sob instabilidade intensa, com pancadas de chuva.

Por volta das 15h, o monitoramento da Defesa Civil apontava chuva forte sobre a Baixada, especialmente em Santos e Guarujá, com possibilidade de raios. A precipitação diminuiu por volta das 15h47, mas a previsão de intensidade moderada permanece.

As áreas de instabilidade também atingem a capital paulista e sua região metropolitana, bem como as áreas de Campinas e do Vale do Paraíba.

Segundo o órgão estadual, o cenário é de atenção, porque as áreas já estão com acumulados de chuva dos últimos dias.

Diferentemente de alertas por mensagem de texto —que enviam um SMS—, os avisos com tecnologia cell broadcast interrompem outras funções dos aparelhos —como reprodução de vídeos e uso de apps— e disparam um alarme sonoro e um vibratório para chamar a atenção do usuário.

Todo aparelho celular de determinada região conectado a uma antena de telefonia e recebendo sinal 4G ou 5G vai receber mensagens de alerta. A previsão é que sejam acionados aparelhos que estejam em área de risco independentemente de o usuário ter cadastrado seu número para receber alertas.

Na capital, todos os bairros da cidade entraram em estado de atenção para alagamentos na tarde deste domingo (26). Foi registrado um ponto intransitável de alagamento às 15h13 na Estrada de Taipas, na zona norte, na altura do número 2.481.

Itaim Paulista, na zona leste, é o único que recebeu a classificação de alerta, o mais alto na escala fornecida pelo CGE. Neste sábado, uma casa sofreu desabamento parcial devido às fortes chuvas. Os seis ocupantes da residência foram resgatados com ferimentos leves.

A instabilidade no tempo é causada pelo ar quente e úmido e coincide com a chegada de uma frente fria ao litoral paulista, que deve intensificar as chuvas na capital ao menos até terça-feira (28).

A previsão de chuvas intensas atinge todo o estado, segundo boletim especial do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil paulista. Essas condições climáticas serão causadas pela passagem de uma frente fria, que trará pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento.

As recomendações incluem evitar áreas de alagamento e não atravessar vias inundadas, mesmo de carro. “Também é importante ficar atento a sinais de deslizamentos, como inclinação de postes, árvores ou rachaduras em terrenos e paredes”, diz comunicado da Defesa Civil.

Em caso de tempestades com raios, é recomendado desconectar aparelhos eletrônicos da tomada.

A Defesa Civil montou um gabinete de crise no CGE para monitorar a situação, que pode se estender até a próxima terça-feira (28). Órgãos de regulação de serviço público e concessionárias de água e energia também participam do grupo.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *