A Resguardo Social do estado de São Paulo renovou até esta terça-feira (10) o alerta de risco proeminente para incêndios em todo território estadual. De combinação com o Núcleo de Gerenciamento de Emergências (CGE), as temperaturas continuarão em elevação nos próximos dias, com queda da umidade relativa do ar, atingindo níveis críticos, inferior dos 35%.
Na região metropolitana de São Paulo, as temperaturas poderão chegar amanhã (10) aos 33 graus Celsius (ºC). Já a umidade relativa do ar deverá permanecer inferior dos 35%.
“Diante deste cenário, recomenda-se cuidados com a saúde, que incluem hidratação manente, tomar bastante chuva e se proteger do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz”, destacou em nota a Resguardo Social.
Qualidade do ar
No boletim divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) às 17h, das 22 estações de monitoramento instaladas na capital paulista, dez indicavam qualidade do ar “muito ruim”, dez mostravam “ruim” e unicamente duas registravam qualidade “moderada”.
O sítio com pior qualidade do ar em São Paulo era a região da Ponte dos Remédios, na Marginal do Tietê, com supino índice de Partículas Inaláveis Finas (MP2,5) que, por razão do seu tamanho raro, penetram profundamente no sistema respiratório.
Esse tipo de partícula está relacionada a riscos maiores de doenças cardíacas e pulmonares.