Pela segunda semana consecutiva, indicadores do Quadro Covid-19 mostram aumento dos casos da doença no Rio de Janeiro, embora já há sinais de uma desaceleração da taxa de incremento em relação aos percentuais registrados na semana passada.
O boletim da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado nesta terça-feira (10), mostra que a taxa de testes positivos (PCR) em amostras coletadas em unidades de saúde da rede pública permanece em subida, subindo de 3% para 9%. Já em relação ao teste rápido de antígeno, o aumento foi de 4% para 8%. Houve queda nos resultados de testes rápidos em laboratórios da rede privada, de 7% para 5%. A maior segmento das amostras, analisadas pelo Laboratório Medial de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen), é positiva para rinovírus e Covid-19.
Os atendimentos de crianças com sintomas de Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) cresceram 32% nas últimas semanas, de 731 casos para 966. A elevação também se manteve nos atendimentos de adultos, subida de 17%.
O Quadro Covid-19 utiliza uma vez que natividade de dados o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), o Sistema Estadual de Regulação (SER), o Sistema Próprio das UPAs do estado do Rio e o Sistema de Informação de Gerenciamento de Modelo Laboratorial (GAL), onde são registrados os resultados dos exames feitos pelo Laboratório Pátrio de Saúde Pública (Lacen-RJ) e pela Instauração Oswaldo Cruz (Fiocruz). Também são registrados os dados enviados pela rede Dasa realizados em laboratórios privados.