A Petrobras alcançou a marca inédita de um milhão de acionistas individuais na bolsa brasileira. Em cinco anos, houve um prolongamento de 170% do número de pessoas que têm ações da companhia.
Ou por outra, atualmente o percentual de investidor pessoa física no capital social da companhia é maior que o dos investidores institucionais brasileiros. Esse vestimenta demonstra o prolongamento do mercado de capitais no Brasil, que vem se democratizando cada vez mais, e a Petrobras está acompanhando esse prolongamento.
“O aumento do número de acionistas se soma a uma série de boas notícias que a companhia vem obtendo no mercado e reflete a crédito dos investidores no potencial da companhia e na geração de valor de seus projetos e resultados”, informa a empresa.
No ano, o retorno ao acionista preferencial da companhia (valorização + dividendos) é de 11,4%, ao passo em que o petróleo do tipo Brent, referência no mercado internacional, se desvalorizou 4,1% e o índice Ibovespa valorizou 0.6%. Ou por outra, 12 dos 16 grandes bancos (75%) que cobrem a Petrobras recomendam a compra das ações da companhia.
Investidores Individuais
Investidores individuais são pessoas físicas ou jurídicas que investem seu próprio quantia em determinados ativos, uma vez que ações de empresas listadas na bolsa. Já os investidores institucionais são organizações, uma vez que fundos de investimentos, fundos de pensão, bancos ou seguradoras que investem em nome de terceiros.