O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federalista (STF), negou recurso da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e manteve o Sport Clube Recife uma vez que único vencedor do Campeonato Brasiliano de 1987.
Na decisão proferida na segunda-feira (19), o ministro entendeu que o recurso imprevisto usado pela CBF não pode fazer o reexame da decisão do Tribunal Regional Federalista da 5ª Região, sediado em Recife, que reconheceu o clube pernambucano uma vez que único vencedor.
“Verifica-se que o tribunal de origem decidiu a controvérsia com fundamento no conjunto fático-probatório dos autos e nos regulamentos dos campeonatos brasileiros de futebol, cuja estudo ou reexame se revelam inviáveis em recurso imprevisto”, argumentou Dino.
Em outras decisões, o Supremo também negou recursos para retirar do Sport o posto de vencedor brasílio de 1987.
O título do Campeonato Brasiliano de 1987 sairia de um quadrangular entre os campeões do módulo verdejante e do módulo amarelo. Vencedor do módulo verdejante, o Flamengo se recusou a jogar contra o Sport.
Em 2011, a CBF declarou o Flamengo também vencedor de 1987, mas a decisão foi derrubada pela Justiça do Rio de Janeiro e de Pernambuco.