Ventos fortes causam destelhamento e paralisam balsa em SP - 28/07/2025 - Cotidiano

Ventos fortes causam destelhamento e paralisam balsa em SP – 28/07/2025 – Cotidiano

Um vendaval que atingiu o litoral paulista durante a madrugada desta segunda-feira (28) causou estragos na região. Rajadas de vento que chegaram a 93 quilômetros por hora provocaram quedas de árvores, destelhamento de casas e a paralisação das operações da travessia da balsa de Guarujá a Santos. Não há relatos de vítimas.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja de perigo para a ventania no litoral paulista, válido até as 12h desta segunda. No período, poderá ocorrer “intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla”.

O alerta é válido para Baixada Santista, litoral sul, Vale do Paraíba, região metropolitana de São Paulo e região de Itapetininga.

A Defesa Civil também emitiu alerta, afirmando que há risco para queda de árvores, destelhamentos e danos em estruturas.

“Além disso, há previsão de ressaca marítima em todo o litoral paulista, com ondas que podem atingir até três metros de altura. A Defesa Civil recomenda atenção redobrada em áreas costeiras, especialmente para embarcações de pequeno porte, pescadores, praticantes de esportes aquáticos e frequentadores de praias”, informou, por meio de nota.

Os estragos já podem ser vistos no litoral paulista. Por causa dos fortes ventos, a travessia Guarujá-Bertioga foi interrompida por volta das 5h50 e permanece suspensa, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

As travessias de balsas Guarujá-Santos e Vicente de Carvalho-Santos também precisaram ser interrompidas durante as primeiras horas da manhã, mas já voltaram a operar.

Notícias do dia
Receba diariamente de manhã no seu email as principais notícias publicadas na Folha; aberta para não assinantes.

Em São Sebastião, a cobertura da quadra da Enseada, na Costa Norte, desabou e também houve registro de queda de árvores. A travessia de balsa São Sebastião-Ilhabela ficou paralisada entre 4h e 6h.

Em Caraguatatuba, segundo a prefeitura, os fortes ventos da madrugada causaram destelhamento da escola municipal Professor João Baptista Gardelin, no bairro Poiares. Também houve quedas de árvores, destelhamentos, rompimento de fiações elétricas e danos em imóveis por toda a extensão do município.

“Recomenda-se à população que evite circular nas áreas afetadas até a liberação completa das vias e não estacione veículos próximos a árvores”, disse a gestão local.

Em Iguape, o vento chegou a 93 quilômetros por hora e duas quedas de árvores foram registradas na estrada do Icapara, no Morro do Pinheiro. Na avenida Jânio Quadros, bairro Santa Maria, 34 tendas foram danificadas em decorrência do vento.

Na rua Capitão Floramante, houve o desabamento de parte de um muro de uma quadra de futebol. A equipe de Defesa Civil Municipal isolou a área e a limpeza do local está sendo feita.

Em Mongaguá também houve queda de árvores e danos estruturais em barracas localizadas na avenida Marina, no centro.

Já em Ubatuba, o Corpo de Bombeiros registrou a queda de uma árvore na rua Guarani, região central e, em Santos, foi registrada queda de galho sobre a fiação no bairro Bom Retiro.

Segundo a Defesa Civil ninguém ficou ferido.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *