PT aciona STF para impedir bloqueio de contas de Alexandre de Moraes por bancos brasileiros

PT aciona STF para impedir bloqueio de contas de Alexandre de Moraes por bancos brasileiros

Foto: Reprodução.
O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias, entrou com uma ação cautelar no Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de impedir que instituições financeiras que operam no Brasil apliquem, direta ou indiretamente, sanções impostas pelos Estados Unidos contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.
A informação foi divulgada pelo jornalista Paulo Cappelli, do portal Metrópoles, e ganhou repercussão nas redes sociais após publicação do jornalista Luiz Bacci.
Na petição, Lindbergh solicita uma liminar para que nenhum banco brasileiro replique ou execute medidas estrangeiras que envolvam bloqueio de ativos ou restrições de transações financeiras, sob o argumento de que isso representaria uma grave violação da soberania nacional.
O parlamentar afirma que permitir tal interferência equivaleria a uma “transferência de soberania inconstitucional e contrária à Constituição”, comprometendo a independência do sistema bancário nacional.
A ação também menciona os nomes do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e de Paulo Figueiredo, apontados como supostos articuladores das sanções norte-americanas contra o ministro Moraes. O pedido do PT requer que a decisão do STF seja comunicada oficialmente ao Banco Central do Brasil e a todas as instituições financeiras do país.
A movimentação judicial ocorre em meio ao acirramento das tensões políticas envolvendo decisões do Judiciário brasileiro e pressões externas, especialmente dos Estados Unidos, que recentemente adotaram medidas diplomáticas e financeiras contra figuras públicas do Brasil.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *