Indústria de criptomoedas também se reúne em Jackson Hole - 20/08/2025 - Mercado

Indústria de criptomoedas também se reúne em Jackson Hole – 20/08/2025 – Mercado

A uma hora de carro ao sul do resort onde o presidente do Fed (Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell, se juntará à reunião anual dos principais banqueiros centrais do mundo, executivos do setor de criptomoedas estão confraternizando com importantes formuladores de políticas dos EUA.

Eric Trump, Paul Atkins (presidente do SEC, o equivalente à CVM no Brasil), e dois diretores do Fed que estão na lista de Donald Trump para substituir Powell devem participar do Simpósio de Blockchain de Wyoming no hotel Four Seasons em Jackson Hole.

A conferência chegou a Teton Village, ao pé da Montanha Rendezvous, na segunda-feira (18), três dias antes do início do encontro anual do Fed de Kansas City no Jackson Lake Lodge, um hotel 4 estrelas.

“Os maiores nomes em criptomoedas e finanças desceram sobre Jackson Hole”, disse uma pessoa presente, acrescentando que o tema não oficial deste ano era a febre das empresas de tesouraria cripto que atualmente varre os mercados de ações dos EUA.

O otimismo estava visível, mesmo entre os formuladores de políticas. A vice-presidente de supervisão do Fed, Michelle Bowman, disse aos participantes que os EUA estavam “no início do que parece ser uma mudança sísmica na forma como pensamos sobre dinheiro, valor e a estrutura do nosso sistema financeiro”, de acordo com suas observações preparadas.

O evento coroa o que analistas do Goldman Sachs descreveram na terça-feira (19) como um “verão das stablecoins”.

Dinheiro tem inundado as stablecoins e outros produtos cripto este ano, à medida que o governo Trump sinalizou seu apoio incondicional à indústria, aprovando regulamentações abrangentes que ajudaram a elevar o valor do mercado global de criptomoedas para cerca de US$ 4 trilhões pela primeira vez.

Folha Mercado
Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

“O evento é todo sobre como casar veículos da Nasdaq com tokens para maximizar estratégias de tesouraria”, disse a pessoa, referindo-se à crescente lista de empresas que seguem a Estratégia de Michael Saylor ao acumular diferentes tokens.

“Os banqueiros estão aqui e mais do que felizes em ajudar a facilitar”, acrescentaram.

Patrocinado pela exchange de criptomoedas Kraken e pela plataforma de investimentos Salt de Anthony Scaramucci, a cúpula de blockchain deste ano ganhou importância adicional devido ao mercado em ascensão e à crescente influência política das criptomoedas.

Além do discurso de Bowman sobre inovação no sistema bancário, o diretor do Fed Christopher Waller deve discutir tecnologias de pagamento nesta quarta-feira (20).

Os dois diretores do Fed são vistos como possíveis escolhas para o próximo presidente do Fed quando o mandato de Powell terminar em maio do próximo ano. Eles discordaram da decisão do Fed de manter as taxas estáveis na reunião de julho, pedindo cortes.

Eric Trump se juntará no palco a altos executivos da American Bitcoin, uma mineradora de criptomoedas que ele apoia com seu irmão Donald Trump Jr. O Financial Times relatou na semana passada que a empresa está à procura de empresas na Ásia para carregar com bitcoin.

O tema da discussão deles nesta quarta será “o futuro do bitcoin nos Estados Unidos”.

Também devem falar políticos, incluindo os senadores republicanos Cynthia Lummis de Wyoming e Tim Scott da Carolina do Sul, copatrocinadores do Genius Act, o projeto de lei do Senado que estabelece uma estrutura regulatória para stablecoins que Trump sancionou no início deste ano.

A CEO da Franklin Templeton, Jenny Johnson, liderou na terça-feira uma conversa sobre por que ela está “abraçando o blockchain”.

“Algo muito especial está acontecendo agora, pessoas do mundo cripto estão tomando cidades inteiras para esse tipo de eventos”, disse outra pessoa presente. “[A conferência deste ano] vai estar em outro patamar comparado a qualquer evento de finanças tradicional”.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *