A OMS (Organização Mundial da Saúde) adicionou o Ozempic, da farmacêutica Novo Nordisk, e o Mounjaro, da Eli Lilly & Co., à sua lista de medicamentos essenciais, um passo que pode expandir o acesso a essas drogas em todo o mundo.
A recomendação se aplica a uma variedade de medicamentos GLP-1 que também inclui o Trulicity, medicamento mais antigo da Lilly, e o Victoza da Novo, informou a OMS na sexta-feira (5).
A agência de saúde pública não afirmou que é essencial tomar GLP-1s para obesidade como condição isolada, mas focou no seu uso para pacientes diabéticos que também têm doenças cardíacas ou renais, além de obesidade.
Isso porque as evidências mais fortes de que os medicamentos ajudam os pacientes são em pessoas que têm várias condições cardiometabólicas, disse Lorenzo Moja, cientista do secretariado da OMS para a lista modelo de medicamentos essenciais.
“Onde os recursos permitirem, os países devem considerar a expansão de programas de acesso [a essas drogas]”, disse Moja por e-mail. A OMS afirmou que a concorrência de genéricos deve ser incentivada para reduzir o preço dos medicamentos e torná-los mais disponíveis nos cuidados de saúde cotidianos.
A OMS atualiza sua lista de medicamentos essenciais a cada dois anos. Mais de 800 milhões de pessoas no mundo têm diabetes, segundo a OMS, enquanto mais de 1 bilhão de pessoas têm obesidade.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS