O deputado Romero Albuquerque (União Brasil) apresentou na Assembleia Legislativa de Pernambuco um Pedido de Informação à secretária estadual de Saúde, Zilda do Rêgo Cavalcanti, cobrando explicações sobre o grave incidente ocorrido no último sábado (6) no Hospital da Restauração (HR), no Recife, quando um elevador despencou do quinto ao segundo andar.
O elevador despencou do quinto ao segundo andar do Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área central do Recife, no sábado (6). Uma ascensorista, que ficou presa entre dois andares foi resgatada pelo teto do equipamento por colegas de trabalho. Ela não se feriu.
No documento, Romero exige que a Secretaria detalhe quais providências foram adotadas imediatamente após o acidente e se já havia licitação ou planejamento de manutenção do equipamento antes da ocorrência. O parlamentar também quer saber se o governo tem estratégias para impedir que problemas semelhantes atinjam outros hospitais e qual o valor destinado à manutenção preventiva e corretiva de elevadores e equipamentos essenciais no último ano.
Para Romero, o caso é reflexo da falta de prioridade do governo com a infraestrutura da saúde pública. “Não estamos falando de um problema menor, mas de risco à vida de quem já chega fragilizado a um hospital. A população não pode ficar refém da negligência e da falta de gestão”, criticou.
O deputado destacou ainda que o Hospital da Restauração é referência no atendimento de urgência e emergência em Pernambuco e não pode conviver com falhas estruturais graves. Segundo ele, a Assembleia tem o dever de fiscalizar o uso dos recursos públicos e garantir que o Executivo seja responsabilizado por garantir a segurança mínima nos equipamentos hospitalares.