Invasões de veículos ameaçam segurança em ferrovias; veja - 20/09/2025 - Sobre Trilhos

Invasões de veículos ameaçam segurança em ferrovias; veja – 20/09/2025 – Sobre Trilhos

Em apenas oito meses, a região metropolitana de Belo Horizonte registrou 30 mil invasões de veículos em passagens ferroviárias, o que significa em média 3.750 ocorrências mensais ou 125 por dia. No período, houve 20 acidentes com vítimas.O epicentro das ocorrências está em Betim, responsável por 26 mil invasões, de acordo com levantamento do CCPN (Centro de Controle de Passagens em Nível), mantido pela operadora VLI. O município teve 20 cancelas foram quebradas entre janeiro e agosto.

Invasões de pedestres e veículos em linhas férreas são as principais causas de acidentes envolvendo trens que percorrem o trecho e que podem levar até um quilômetro para conseguir frear totalmente as composições de 80 vagões, em média.

Apesar de o total de acidentes com vítimas ter apresentado redução de 13% de janeiro a agosto em comparação com o mesmo período do ano passado —de 23 para 20—, é necessário que campanhas de conscientização sejam frequentes, segundo o gerente-geral de saúde, segurança e meio ambiente da VLI, Mauricio Guadalupe.

“O número de evasões e de quebras de cancelas mostra que ainda há muito a avançar em conscientização”, disse.

O cálculo de invasões da linha férrea leva em consideração os veículos que passam pelas cancelas após o acionamento dos sinais luminosos e sonoros delas. De janeiro a agosto do ano passado, o total de evasões registradas pelo CCPN foi de 11 mil, mas não é possível comparar com o cenário deste ano pelo fato de somente duas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte terem feito parte do estudo no ano passado.

Colunas
Receba no seu email uma seleção de colunas da Folha

Na campeã Betim, somente em julho foram cerca de 5.300 evasões, 7,1 por hora. Apesar de, em agosto, o total ter caído para 4.800, a VLI considera que os registros seguem elevados.

Por isso, a cidade foi cenário de um simulado de acidente ferroviário na última quinta-feira (18), que envolveu a própria VLI, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a Defesa Civil local e a Guarda Civil Municipal, entre outros órgãos públicos.

O local escolhido foi a passagem em nível do Ceabe, na região central. O simulado contou com um acidente entre uma locomotiva e um Corsa Sedan, com duas “vítimas” —duas técnicas de enfermagem— que tiveram de ser socorridas e encaminhadas a uma unidade de saúde.

A atividade marcou o início da Semana Nacional do Trânsito e teve a distribuição de materiais educativos para as pessoas que acompanharam a ação.

O jornalista viajou a convite da VLI


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *