O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher do Agreste (HMA), em Caruaru, está com baixo estoque. O leite humano doado é destinado prioritariamente para os prematuros internados na unidade. O BLH necessita de mulheres que estão com produção excedente de leite humano para realizar a doação.
A pediatra do BLH, Ladjane Soares, explica que 1 litro de leite humano doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. “Dependendo do peso do prematuro, 1ml já é o suficiente para nutri-lo, cada vez em que ele for alimentado”.
O leite humano previne, ainda, alergias, anemia e infecções respiratórias, como a asma. Há também menos chance do bebê se tornar obeso ou com sobrepeso no futuro. Orienta-se, portanto, a oferta do alimento de forma exclusiva até os seis meses de vida e complementado até os 2 anos ou mais.
Como o armazenamento do leite humano deve ser realizado em frasco de vidro devidamente esterelizado e com tampa de plástico rosqueável, o Banco de Leite Humano também pede doações desse tipo de recipiente à população.
O BLH do HMA, que faz parte da Rede Brasileira de Banco de Leite, atende o público externo de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 16h, no Ambulatório do HMA. Segundo a enfermeira Nayale Lucinda, responsável técnica do Banco de Leite Humano (BLH) do HMA, para realizar o cadastro para doação é necessário apresentar o cartão de pré-natal.
O Banco de Leite Humano fica no Ambulatório do Hospital da Mulher do Agreste, localizado na Rua Maria Dias de Oliveira, número 19, Bairro Indianópolis.
Mais informações podem ser obtidas pelo número de telefone do BLH: 81 3719-9385.
Matéria por Luis Eduardo