Esta quinta-feira, dia 9 de outubro, marca a contagem regressiva de 30 dias para o Enem 2025. O exame é uma das principais portas de entrada para o ensino superior do país e também é usado como critério de seleção e de desconto nas mensalidades nas universidades particulares.
Para ajudar os candidatos nesta reta final, a Folha preparou uma seleção de reportagens já publicadas no Folha Estudantes. Os conteúdos trazem dicas práticas e orientações para manter o foco até o dia da prova.
Neste ano, o exame nacional será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro. No primeiro dia de prova, os estudantes terão até cinco horas e 30 minutos para concluir as questões de ciências humanas (filosofia, geografia, história, sociologia), linguagens (português, inglês ou espanhol, literatura, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação) e a redação.
No segundo dia, serão cinco horas disponíveis para o candidato finalizar a prova, que terá questões relacionadas a matemática e ciências da natureza (biologia, física e química).
Entenda o Enem
Apesar de ser nacionalmente conhecido, muitos estudantes ainda têm algumas dúvidas em relação ao Enem e suas particularidades. Reunimos as respostas de algumas dúvidas existentes em relação ao exame como, por exemplo, os critérios de correção da redação, o que é a TRI, como é calculada a nota final, como é elaborada a prova e outros temas.
Redação
Um dos principais desafios do Enem é a redação. Aplicado no primeiro dia de provas, a produção de texto gera ansiedade nos estudantes, principalmente para descobrir o tema da redação.
Para vencer a dificuldade, alguns candidatos acabam recorrendo às fórmulas prontas para alcançar a nota mil. Porém, o que era para ser uma ajuda, pode terminar como uma armadilha.
Na reportagem “Fórmulas prontas ‘nota mil’ viram armadilha na redação do Enem”, professores e ex-corretores do exame explicam o porquê dessa armadilha. Os especialistas também defendem repertório genuíno, leitura e prática constante para alcançar notas altas no texto.
Além disso, também reunimos sete dicas importantes sobre como se preparar e ter um bom repertório para a redação do Enem.
Estudo focado
Nessa reta final, estudar de maneira focada as quatro áreas de conhecimento do Enem é uma ótima saída neste período de apenas 30 dias para o exame.
Os professores procurados pela Folha deram algumas orientações sobre os temas que merecem a atenção em cada uma das quatro provas objetivas do exame.
Além disso, o professor Dawison Sampaio, supervisor na Organização Educacional Farias Brito, de Fortaleza, conversou com a repórter Priscila Camazano sobre o que priorizar de acordo com o conhecimento de cada estudante sobre o tema e como estudar por tipo de prova. Veja no vídeo a seguir:
Repertório sociocultural
Ter repertório é essencial para realizar o Enem, seja em relação a prova ou a redação. Ao integrar o entretenimento, como filmes, séries e músicas à rotina de estudos, o estudante não apenas mantém o foco, mas também amplia o conhecimento.
O texto “Como aliar filmes, séries e músicas aos estudos para o Enem e vestibulares” explica como o estudante pode utilizar esses recursos, mas também ressalta que esses recursos não substituem o estudo tradicional das matérias.
Além disso, preparamos dicas de filmes, séries, músicas e podcasts que podem ser aliados e que fazem a diferença na hora de construir argumentos e interpretar textos no dia do exame.
Como manter a atenção nos estudos
Nesta fase final de preparação, muitos estudantes enfrentam dificuldades de manter a atenção nos estudos. Desde a pandemia, professores notaram um aumento nas queixas sobre distração, dificuldade para manter a atenção em aulas longas e esgotamento mental durante provas.
Folha Estudantes
Um guia semanal em 6 edições para quem precisa planejar os estudos até o Enem.
Para ajudar os candidatos, reunimos dicas de como manter a atenção nos estudos e também no dia do vestibular.
Métodos de estudo
Para ajudar a manter a atenção, alguns estudantes recorrem a métodos de estudos famosos. As técnicas, como mapas mentais a ciclos de Pomodoro, ajudam a revisar conteúdos e controlar a ansiedade, mas a eficácia depende do objetivo, do grau de dificuldade e do tipo de disciplina.
Como controlar a ansiedade
Após quase um ano de preparação para o Enem e vestibulares, a ansiedade —presente ao longo de todo período— atinge o pico entre os estudantes nessa fase. Lidar com essa pressão é um dos principais desafios, exigindo não apenas conhecimento, mas também equilíbrio emocional.
Técnicas de respiração e práticas de mindfulness, por exemplo, são aliados importantes para enfrentar esse período de maneira mais tranquila e com foco.
Simulados
Além de ajudar no controle da ansiedade, os simulados são uma ótima saída para ajustar as rotas e de preparo para o exame, seja pela gestão do tempo de prova ou do preparo psicológico.
Os testes também ajudam o estudante a identificar conteúdos que exigem aprofundamento e correção
A Folha oferece assinatura gratuita para estudantes que se inscreverem no Enem; clique aqui para saber mais.