As jornalistas Angela Boldrini e Carolina Moraes, responsáveis pelo podcast Caso das 10 Mil, da Folha, vão publicar um livro que expande sua pesquisa sobre a disputa em torno do aborto no Brasil.
Deve sair no primeiro semestre do ano que vem pela editora Fósforo, que já lançou livros baseados em séries em áudio de sucesso como “Projeto Querino”, de Tiago Rogero, e “Vinte Mil Léguas”, de Leda Cartum e Sofia Nestrovski.
O Caso das 10 Mil foi lançado há dois anos, com seis episódios que contavam a história do maior caso criminal envolvendo aborto na história do país, disparado em 2007 por uma clínica que realizava o procedimento de forma clandestina em Mato Grosso do Sul.
O podcast foi baixado quase 750 mil vezes, resultado de investimento de meses das duas jornalistas —Moraes hoje é repórter na produtora Rádio Novelo e Boldrini, mestre em estudos de gênero pela London School of Economics, integra a editoria de Equilíbrio e Saúde da Folha.
Em agosto, Boldrini produziu dois episódios extras da série, esmiuçando a história da menina de dez anos que viajou do Espírito Santo a Pernambuco, em 2020, para interromper uma gravidez que resultou de estupros que sofria do tio. Foi alvo de protestos de ativistas conservadores como a ex-ministra Damares Alves.
O livro, ainda sem título, parte de casos emblemáticos como esses para ampliar o panorama de como tem se desenrolado o debate sobre o direito ao aborto nas últimas décadas no país.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


