Raquel Lyra abre 31ª Ciência Jovem e transforma Cais do Sertão em grande laboratório ao ar livre

Raquel Lyra abre 31ª Ciência Jovem e transforma Cais do Sertão em grande laboratório ao ar livre

A governadora Raquel Lyra abriu, nesta quarta-feira (3), a 31ª edição da Ciência Jovem, uma das maiores feiras científicas da América Latina, reforçando o compromisso de Pernambuco com a formação científica desde a infância. O evento, organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pelo Espaço Ciência, aconteceu no Cais do Sertão, no Recife, e ganhou uma expansão inédita para o entorno, criando um verdadeiro laboratório a céu aberto.
Neste ano, a feira reúne estudantes de 20 estados brasileiros e de seis países: México, Colômbia, Chile, Argentina, Bolívia e Porto Rico. A programação segue até esta quinta-feira (4) e conta com mais de 400 expositores. A vice-governadora Priscila Krause também esteve presente na abertura.
Durante o discurso, Raquel Lyra destacou o papel estratégico da ciência no desenvolvimento do Estado.“Qualquer país que cresceu, cresceu a partir de ciência, tecnologia e inovação. Estamos fazendo o maior investimento da nossa história, mas o mais importante é despertar o interesse dos jovens para que sonhem em ser cientistas, produzam patentes e garantam inovação. Pernambuco pode crescer sem deixar ninguém para trás”, afirmou.
Primeira infância ganha espaço inédito
Com investimentos ampliados, o Governo de Pernambuco reestruturou categorias e espaços da feira. Pela primeira vez, crianças de até cinco anos possuem uma categoria exclusiva, reconhecendo a relevância da primeira infância no estímulo à curiosidade e ao pensamento científico.
Segundo a secretária Mauricélia Montenegro, a expansão era necessária.“No ano passado, o Cais do Sertão já não comportava a feira. Ampliamos para as ruas do entorno e incluímos a primeira infância. Quando a criança descobre cedo que pode fazer ciência e inovação, a chance de chegar à universidade é muito maior”, destacou.
Ciência para todos nas ruas do Recife
Em 2025, a feira estreia o formato Ciência Jovem na Rua, aproximando a população das experiências científicas, com projetos distribuídos em seis eixos temáticos: paz, saúde, mudanças em Pernambuco, natureza, projeções para o amanhã e diversidade. Há 31 anos, o evento revela talentos e abre portas para oportunidades dentro e fora do Brasil.
Para o secretário de Educação, Gilson Monteiro, a feira fortalece o ensino público:“Coloca a ciência dentro do processo educacional. A parceria com a Secti, o Porto Digital e outros órgãos é fundamental para integrar toda a comunidade escolar.”
Protagonismo estudantil
Entre os participantes, a estudante Maria Bianca Sena dos Santos, 10 anos, da Escola Municipal Nícea Cahú (Jaboatão dos Guararapes), viveu a primeira experiência na feira.“Para mim é muito importante representar minha escola. Eu disse para minha mãe: ‘Eu vou conseguir’. Nosso projeto fala sobre mulheres importantes para nós, como a governadora Raquel Lyra, Lia de Itamaracá e Esperança Garcia”, contou.
Também estiveram na abertura o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Kenys Bonatti; a reitora da UPE, Maria Socorro Cavalcanti; e a diretora de Inovação da UFPE, Giovania Pereira.
A 31ª Ciência Jovem segue movimentando o Recife e consolidando Pernambuco como um dos maiores polos de inovação do país.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *