Câmara de Caruaru aprova projeto de empréstimo com críticas da oposição

Câmara de Caruaru aprova projeto de empréstimo com críticas da oposição

Foto:Vladimir Barreto.
A Câmara Municipal de Caruaru aprovou, por maioria dos votos, o projeto do Executivo que autoriza a contratação de um novo empréstimo. A proposta gerou críticas de parlamentares da oposição, que apontaram aumento considerado inexplicável na projeção de gastos entre 2026 e 2027 e alertaram para a possibilidade de reajuste no IPTU associado à medida.
O vereador Delegado Lessa (Republicanos) relembrou empréstimos aprovados desde 2018, que somam centenas de milhões de reais, e questionou o modelo de gestão baseado em sucessivas operações de crédito. Segundo ele, o novo pedido pode resultar em aumento de impostos, especialmente com possíveis mudanças no solo urbano, defendendo que a Câmara exerça sua autonomia e responsabilidade.
Na mesma linha, Gil Bobinho (PSB) afirmou que a alegação de falta de recursos para investimentos é consequência do alto nível de endividamento do município, que compromete a capacidade de investimento próprio.
Apesar das críticas, o projeto foi aprovado. O vereador Fagner dos Animais (PDT) justificou seu voto favorável após diálogo com o Executivo, informando que parte dos recursos será destinada à criação de painéis de denúncia de violência contra animais, além de solicitar que os painéis indiquem bairros atendidos pela AME Animal com serviços de castração.
Projetos aprovados por unanimidade
Também foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 10.321/2025, que cria a política educacional de bonificação financeira por metas e desempenho, denominada Investe Educa Caruaru. A iniciativa foi elogiada por vereadores como Delegado Lessa, Gil Bobinho e pelo presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), que destacou a valorização dos profissionais da educação e das unidades que alcançarem os objetivos estabelecidos.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *