O presidente Lula (PT) e a primeira-dama Janja da Silva celebraram as vitórias de ‘O Agente Secreto’ no Globo de Ouro deste domingo (11). O longa do diretor Kleber Mendonça Filho venceu na categoria de melhor filme em língua não inglesa, e o ator Wagner Moura levou o prêmio de melhor ator em filme de drama.
“Viva o cinema brasileiro, que segue sendo sinônimo de orgulho nos principais palcos do mundo. O Agente Secreto é um filme essencial para não deixar cair no esquecimento a violência da ditadura e a capacidade de resistência do povo brasileiro”, diz a publicação do presidente no Instagram, que menciona ainda as atrizes Tânia Maria, Alice Carvalho e Maria Fernanda Cândido.
Em uma segunda postagem, o presidente enalteceu também a vitória de Moura na categoria de melhor ator em filme de drama. “Sensacional a vitória do talentosíssimo Wagner Moura. Como o próprio Wagner tem dito, o cinema brasileiro vem mobilizando a atenção e o respeito das pessoas em todas as regiões, e tem sido um símbolo importante da volta da valorização dos artistas em nosso país.”
Janja publicou uma foto ao lado de Moura e falou sobre a conquista inédita do ator na premiação. “É ORGULHO QUE FALA??? Wagner Moura, o primeiro ator brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator. Wagner, o Brasil te ama e tem orgulho de você.”
Em um outro post, a primeira-dama comentou sobre a vitória do longa na categoria de melhor filme em língua não inglesa. “O Agente Secreto é um filme que honra a memória do nosso país e nos enche de orgulho, provando que o cinema brasileiro é referência mundial.”
“O Agente Secreto” abriu a atual temporada de prêmios ao receber o troféu de melhor filme estrangeiro no Critics Choice Awards, no domingo (4). Além disso, o longa ainda tem na bagagem dois prêmios conquistados no Festival de Cannes do ano passado, melhor ator, para Moura, e melhor diretor, para Mendonça Filho.
Em seu discurso no Globo de Ouro, que ia do inglês ao português, o diretor Kleber Mendonça agradeceu ao ator Wagner Moura e à sua produtora Émilie Lesclaux.
“Estou honrado de estar nesse grupo de grandes diretores estrangeiros. Eu dedico este prêmio aos jovens diretores. Este é um momento muito importante para se fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Jovens americanos, façam filmes”, disse o diretor.
Ao receber seu prêmio de melhor ator, Moura fez questão de agradecer aos seus colegas de elenco, à distribuidora do filme, Neon, e ao diretor Kleber Mendonça, o qual foi chamado de gênio e irmão pelo ator.
“Obrigado, muito obrigado. Uau. Ok. Obrigado ao Globo de Ouro, meus colegas indicados, que são atores extraordinários, e eu compartilho isso com vocês. Muito obrigado. Obrigado à [distribuidora] Neon, ao meu time, um obrigado especial a Kleber Mendonça Filho”, disse, pausando para aplausos do público.
“O Agente Secreto” se passa durante a ditadura militar e acompanha a história de um professor universitário que foge de São Paulo após se desentender com um empresário. Ele volta ao Recife natal e adota um nome falso, passando a viver escondido para a sua segurança.
As honrarias no Globo de Ouro dão sequência ao bom momento do Brasil no cenário internacional e no prêmio —no ano passado, em atriz, Fernanda Torres saiu vitoriosa por “Ainda Estou Aqui”.


