Agente de imigração dos EUA atira em venezuelano - 15/01/2026 - Mundo

Agente de imigração dos EUA atira em venezuelano – 15/01/2026 – Mundo

Um agente de imigração dos Estados Unidos atirou em um homem nesta quarta-feira (14) em Minneapolis, informaram autoridades municipais. Conforme o Departamento de Segurança dos Estados Unidos, a vítima é um imigrante da Venezuela. O caso acontece uma semana após agentes terem baleado e matado uma mulher americana na mesma cidade.

O Chefe de Polícia de Minneapolis, Brian O’Hara, disse que o tiroteio resultou de uma luta em frente a uma residência entre o homem e um agente do (ICE) Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos EUA na zona norte da cidade.

“Durante a luta, o agente federal disparou sua arma, atingindo um homem adulto”, disse O’Hara a repórteres em uma coletiva de imprensa.

O homem sofreu um ferimento na perna e foi levado para um hospital para tratamento, informaram as autoridades.

O tiroteio marcou a segunda vez em uma semana que um agente do ICE atirou em uma pessoa em Minneapolis, com o caso anterior resultando na morte de Renee Nicole Good, de 37 anos, na quarta (7), provocando protestos contra a presença de agentes federais na cidade.

“Entendemos que há raiva”, escreveram as autoridades no X (ex-Twitter) da cidade do meio-oeste, acrescentando que “a Cidade de Minneapolis novamente exige que o ICE deixe a cidade e o estado imediatamente”.

O’Hara disse que o tiroteio de quarta-feira gerou uma multidão de manifestantes ao redor do local onde aconteceu, com alguns lançando fogos de artifício contra os policiais.

Autoridades do Departamento de Segurança Interna confirmaram o tiroteio em uma publicação no X, afirmando que “um estrangeiro ilegal da Venezuela” foi alvo de uma abordagem de trânsito e resistiu à prisão.

“Enquanto o sujeito e o agente da lei estavam em luta no chão, dois indivíduos saíram de um apartamento próximo e também atacaram o agente da lei com uma pá de neve e cabo de vassoura”, disse o Departamento de Segurança.

Autoridades eleitas em Minneapolis e no estado de Minnesota condenaram as ações dos agentes do Departamento de Segurança Interna, incluindo as do ICE.

“Isso não é sustentável”, disse o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, aos repórteres, acrescentando: “Temos agentes do ICE por toda nossa cidade e por todo nosso estado que, junto com a Patrulha de Fronteira, estão criando caos.”

Em um vídeo postado nas redes sociais mais cedo nesta quarta, o governador de Minnesota, Tim Walz, condenou “o caos, a perturbação e o trauma que o governo federal está despejando sobre nossa comunidade”, descrevendo interrogatórios de porta em porta por agentes do ICE “armados, mascarados e mal treinados”.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *