Juiz intima chefe do ICE após mortes em Minnesota - 27/01/2026 - Mundo

Juiz intima chefe do ICE após mortes em Minnesota – 27/01/2026 – Mundo

Um juiz federal de Minnesota, nos Estados Unidos, intimou o chefe do ICE, a agência de imigração americana, a comparecer ao tribunal nesta semana para explicar o que o magistrado descreveu como falhas repetidas no cumprimento de ordens judiciais relacionadas às operações no estado.

Segundo o juiz, o governo de Donald Trump não cumpriu as ordens de realizar audiências para imigrantes detidos pelo ICE nas operações realizadas no estado. Minnesota tem sido palco de embate entre o governo democrata local e a Casa Branca após dois americanos terem sido mortos a tiros por agentes federais durante duas operações em menos de um mês.

Manifestações em larga escala têm dominado as ruas de diferentes cidades do estado, em especial de Minneapolis, palco das operações que resultaram nos dois óbitos.

O diretor interino do ICE, Todd Lyons, deve comparecer pessoalmente ao tribunal na próxima sexta-feira (30).

A ordem judicial ocorre um dia depois de Trump ter nomeado o encarregado das fronteiras, Tom Homan, para supervisionar o comando do ICE na cidade —até então, era a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, quem controlava os agentes federais no local.

Segundo a imprensa americana, Trump também demitiu o comandante de operação em Minneapolis. Gregory Bovino, conhecido como um defensor da truculência das operações de deportação e por usar roupas que suscitaram comparações a vestes nazistas, voltará ao cargo que tinha antes do governo Trump, como oficial do CBP (Alfândega e Proteção de Fronteiras) na Califórnia.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *