Bud Cort, conhecido pelo papel em “Harold e Maude” (“Ensina-me a Viver”), de 1971, morreu nesta quarta-feira (11), aos 77 anos, em Connecticut, nos Estados Unidos.
Ele também atuou em filmes como “M.A.S.H.” e “Coyote Ugly”, além da série “Arrested Development”. Em 2015, dublou a voz do rei no filme “O Pequeno Príncipe”.
Nascido em New Rochelle, Nova York, em 1948, Cort foi ator de teatro e fez publicidade no início da carreira. Com o personagem Harold, recebeu indicações ao Globo de Ouro e ao Bafta.
A trajetória no cinema começou a partir de um convite do diretor Robert Altman, que o assistiu no teatro e fez o convite para a participação em “M.A.S.H.”, em 1970.
O ator estreou na Broadway em 1972 com a peça “Wise Child”, e foi um dos fundadores da LA Classic Theatre Works, ao lado de Richard Dreyfuss.
Segundo a People, um acidente de carro em uma rodovia de Hollywood prejudicou a sua carreira na década de 1980. Cort sofreu fraturas no braço, na perna e no crânio, o que deixou diversas cicatrizes em seu corpo.
A atriz Jamie Lee Curtis lembrou nas redes sociais que conheceu Cort em um avião, a caminho da Europa, para a divulgação de um filme. Os dois se tornaram amigos.
Anos depois, segundo ela, o ator fez uma surpresa ao atuar como um stripper em seu chá de panela. “Ele simplesmente entrou, fez o número dele e foi embora. Minha mãe estava presente e adorou”, contou a filha da atriz Janet Leigh (1927-2004).
“Era uma pessoa talentosa e interessante, e fico feliz que o universo tenha colocado nossas órbitas em contato, ainda que por um breve momento”, disse.
Cort deixa quatro irmãos.


