A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) retomou, nesta terça-feira (27), a divulgação do Quadro da Covid-19, em razão do aumento nos indicadores da covid-19 detectado pelo Núcleo de Perceptibilidade em Saúde do estado (CIS-RJ). Os dados registrados nas semanas epidemiológicas SE 29 a SE 33, que compreendem o período de 14 de julho a 17 de agosto, apontam subida sustentada a partir da SE 29 em indicadores uma vez que a taxa de positividade, além de prolongamento dos atendimentos em unidades de Pronto Atendimento (UPA).
Os indicadores precoces, uma vez que positividade e procura nas UPAs, por exemplo, sinalizam o aumento de casos antes mesmo da elevação registrada nos sistemas de informação.
Em relação à taxa de positividade, foi registrado aumento de 3% na Semana Epidemiológica (SE) 29 para 8% na SE 33, com um pico de 11% na SE 32.
Sobre os atendimentos em adultos nas UPAs do estado, houve prolongamento de 239 casos na SE 29 para 480 na SE 33. A elevação também se mantém quando se refere a crianças atendidas. Na SE 29, foram 117 atendimentos, enquanto na SE 33, chegaram a 367.
“É muito importante que a população esteja imunizada contra a covid. As vacinas estão disponíveis nos postos de saúde. A limpeza correta das mãos é um gesto simples e fundamental nessa prevenção. Em caso de sintomas de gripe, use máscara e se houver falta de ar, febre, tosse seca, dor de goela, procure uma unidade de saúde”, orienta a secretária de Saúde, Claudia Mello.
Para consultar o Quadro Covid e outras informações, uma vez que número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, basta acessar o Tela de Monitoramento da Covid-19.