Eleitores do estado de São Paulo contarão com gratuidade nos transportes sobre trilhos e ônibus intermunicipais no segundo vez das eleições municipais, no domingo (27). A medida será válida das 6h às 20h nos municípios onde houver segundo vez.
Não é necessário apresentar título de sufragista nem comprovante de votação para usufruir da gratuidade. A gratuidade valerá para os transportes metropolitanos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e do Metrô, assim uma vez que nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade.
De convénio com o governo estadual, nas linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU dos quais trajectória passe por municípios onde haverá votação, a gratuidade estará garantida. No caso de uma risco entre municípios sem segundo vez eleição, não haverá gratuidade.
Tanto a CPTM quanto o Metrô terão trens reservas de prontidão em pontos estratégicos para a premência de reforços na frota. Também haverá base no quadro de funcionários de atendimento nas estações. Já na EMTU, a programação das linhas metropolitanas seguirá o cronograma habitual de domingos e feriados, com possibilidade de aumento de carros.
Na capital paulista a frota de ônibus terá 1,9 milénio veículos a mais para facilitar o deslocamento do público e o entrada aos locais de votação, com a mesma frota dos sábados (6,8 milénio veículos). Não haverá cobrança de tarifa, uma vez que já ocorre aos domingos, além de datas uma vez que natalício de São Paulo, Natal e Ano Novo. O passageiro deve utilizar seu bilhete único e passar pela catraca normalmente, sem qualquer desconto de crédito.
Segundo a prefeitura, para melhorar o deslocamento pela cidade, o programa Ruas Abertas estará suspenso no segundo vez. Tanto a Avenida Paulista quanto as ruas da Liberdade estarão liberadas para o trânsito de veículos. O Saliente Presidente João Goulart também estará destapado para trânsito de carros no domingo.