Biden não irá à COP29, conferência do clima da ONU - 01/11/2024 - Ambiente

Biden não irá à COP29, conferência do clima da ONU – 01/11/2024 – Ambiente

O presidente Joe Biden não irá participar de uma importante cúpula da ONU sobre mudanças climáticas que se inicia poucos dias após as eleições nos EUA e que moldará a abordagem do país sobre o assunto nos próximos anos.

A ausência de Biden nas negociações de alto nível da COP29 foi confirmada por uma pessoa familiarizada com o assunto que não estava autorizada a falar publicamente.

Planeta em Transe
Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas

A delegação dos EUA será liderada por John Podesta, o assessor presidencial sênior para política climática internacional. Outros altos funcionários do governo federal que estarão em Baku, no Azerbaijão, de acordo com uma lista do Departamento de Estado, incluem o Secretário de Agricultura Tom Vilsack, a Secretária de Energia Jennifer Granholm e Ali Zaidi, o conselheiro climático nacional.

Os presidentes dos EUA não são presenças constantes nas cúpulas anuais da ONU, mas Biden usou as aparições nas edições de 2021 e 2022 para afirmar que o país estava retomando sua liderança na luta global contra as mudanças climáticas, em grande parte cedida durante o primeiro mandato do ex-presidente Donald Trump na Casa Branca.

Líderes nacionais às vezes também fazem discursos virtuais e gravados em vídeo, mesmo que não compareçam pessoalmente.Este ano, as eleições nos EUA podem lançar uma grande sombra sobre as negociações em Baku, onde quase 200 países devem discutir o quanto de financiamento público os países desenvolvidos devem direcionar para ajudar nações vulneráveis a combater as mudanças climáticas.

É uma questão-chave devido aos trilhões de dólares que os especialistas dizem ser necessários para ajudar os países em desenvolvimento a atingir as metas climáticas. E Trump, o candidato republicano, prometeu mais uma vez se retirar do Acordo de Paris.

Esta será a segunda vez que Biden não participa das negociações climáticas anuais. A vice-presidente, Kamala Harris, compareceu à cúpula do ano passado em Dubai em seu lugar. O evento coincide parcialmente com outra reunião de alto nível: a cúpula de líderes do G20, em 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro (a COP29 vai de 11 a 22 de novembro em Baku).

O compromisso existente de financiamento climático —de US$ 100 bilhões anuais— vai até 2025, mas os negociadores estão buscando estabelecer compromissos que possam durar até a próxima década, e autoridades dos EUA e de outros países desenvolvidos esperam expandir o grupo de países contribuintes para incluir a China.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *