2016 x 2026: Como era o fisiculturismo há 10 anos - 26/01/2026 - Músculo

2016 x 2026: Como era o fisiculturismo há 10 anos – 26/01/2026 – Músculo

A nova moda das redes sociais é comparar 2026 com 2016. Há dez anos, o fisiculturismo era completamente diferente do que é hoje. Nesse tempo, dinastias no Olympia se iniciaram e terminaram, categorias surgiram e ídolos foram construídos.

Algo que demonstra essa passagem de tempo é o fato de que, naquele ano, Chris Bumstead –hoje aposentado dos palcos– conquistou seu “pro card” (cartão profissional, na tradução livre para o português) e fez sua estreia na “IFBB Pro League” (“International Federation of Bodybuilding & Fitness Professional League”, que significa Liga Profissional da Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness).

Depois de vencer o “IFBB North American Championships” pela categoria “bodybuilding”, Cbum migrou de divisão e estreou profissionalmente no “IFBB Dayana Cadeau Classic”, onde ficou com o terceiro lugar –na ocasião, o vice-campeonato ficou com Terrence Ruffin, rival direto de Ramon Dino na batalha pelo título do Olympia 2025, conquistado pelo brasileiro.

Outro choque pode ser gerado ao pensar que, naquela época, a Wellness –tida como uma das mais vendáveis dentre as divisões femininas– não estava sequer inclusa nos palcos mais importantes do fisiculturismo mundial. A inclusão da categoria no Olympia só ocorreu em 2021.

Ainda sobre as categorias femininas, outra que não se encontrava no Olympia era a Women’s Bodybuilding. A divisão em questão não esteve presente na competição mais renomada do fisiculturismo mundial entre 2015 e 2019.

Na época, o Mister Olympia era Phil Heath, que caminhava para conquistar o hexacampeonato. O atual detentor desse título, Derek Lunsford, sequer era um fisiculturista profissional àquela altura.

Por fim, outro exercício que mostra o quão distante 2016 está dos dias atuais é pensar que, naquele ano, nomes como por exemplo Shawn Rhoden, Dallas McCarver, Cedric McMillan e George Peterson ainda estavam vivos e competindo.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *