50 países aderem a acordo sobre turismo sustentável - 20/11/2024 - Ambiente

50 países aderem a acordo sobre turismo sustentável – 20/11/2024 – Ambiente

Mais de 50 países assinaram uma declaração plurilateral em favor de tornar o turismo mais sustentável, informou a ONU (Organização das Nações Unidas) nesta quarta-feira (20). Trata-se do mais robusto acerto extraído até o momento na COP29, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática em curso em Baku, Azerbaijão.

“Na COP29, alcançamos hoje um marco histórico na agenda da conferência climática, pela primeira vez”, afirmou o diretor-executivo para turismo da ONU, Zoritsa Urosevic.

Planeta em Transe
Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas

A indústria do turismo responde por 3% do PIB (Produto Interno Bruto) global e é fonte de 8,8% das emissões de gases do efeito estufa, segundo Urosevic. A lista de países que aderiram à iniciativa, porém, não foi publicada.

Os países que assinaram a Ação Aprimorada sobre Turismo comprometeram-se a reconhecer a necessidade de incluir o turismo ao elaborar seus planos climáticos. Em especial, nas suas NDCs (contribuições nacionalmente determinadas, na sigla em inglês), os compromissos oficiais de redução das emissões de gases-estufa, que serão atualizados até fevereiro de 2025.

O setor de turismo frequentemente responde por uma boa parte das receitas em moeda forte dos governos, particularmente de países emergentes, e está exposto a eventos climáticos como furacões, ondas de calor e secas.

“Nós agora entendemos que o futuro dos nossos negócios depende da sustentabilidade das nossas ações de hoje”, disse Kanan Gasimov, chefe da agência de turismo do Azerbaijão.

A assinatura da declaração foi complementada por outras iniciativas, como a de um mecanismo para a mensuração e a divulgação de dados sobre as emissões de gases-estufa, consumo de água, uso de energia e rejeitos do setor hoteleiro apresentado pela Aliança de Hospitalidade Sustentável Mundial, entidade que representa 55 mil hotéis.

Os dados coletados podem ajudar o setor e os viajantes a entenderem seus impactos [no clima]”, afirmou o presidente da entidade, Glenn Mandziuk, em Baku. “Somos um setor com interesse adquirido na proteção de cada destino. Temos de conversar sobre os tópicos nos quais podemos ter um papel mais importante”, completou.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *