Beatriz Haddad Maia ampliou sua vantagem no confronto com Maria Sakkari. Em duelo que terminou já na madrugada de domingo (31), em Nova York, a brasileira de 29 anos derrotou a grega de 30 por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/2, em apenas 1h10 de partida, e avançou às oitavas de final do US Open.
Foi a quinta vitória de Bia em cinco duelos com a tenista da Grécia, que já foi número três do mundo. Três dos triunfos anteriores foram obtidos quando a rival era top 10. Hoje, Sakkari ocupa a 64ª posição na lista da WTA (a associação das tenistas profissionais), e a paulistana está na 22ª colocação.
Na virada de sábado para domingo no Louis Armstrong Stadium, o segundo maior do complexo de Flu, a paulistana teve ampla vantagem nas trocas de bola. Mais firme do fundo da quadra, fez um jogo seguro e contou com os múltiplos erros forçados da rival, que teve dificuldade também no serviço.
Bia deverá voltar à quadra na segunda-feira (1º), em horário a ser definido pela organização do torneio, o último Grand Slam do ano. Sua adversária nas oitavas será a norte-americana Amanda Anisimova, de 23 anos, nona colocada no ranking mundial –que recentemente foi à final do tradicional Torneio de Wimbledon e levou duplo 6/0 de Iga Swiatek.
Haddad Maia e Anisimova já se enfrentaram três vezes no circuito, com duas vitórias da norte-americana e uma da brasileira. O confronto mais recente ocorreu em 2023, em Adelaide. Na ocasião, Bia levou a melhor em sets diretos, parciais de 6/4 e 7/5.