Café: Filipinas passa Japão no consumo e fica em 4º lugar - 24/12/2025 - Vaivém

Café: Filipinas passa Japão no consumo e fica em 4º lugar – 24/12/2025 – Vaivém

O café terá um recorde mundial de produção na safra 2025/26. Serão 178,8 milhões de sacas, 3,5 milhões a mais do que na anterior. Mesmo com esse patamar recorde, os estoques continuam em queda.

No final da safra 2025/26, serão apenas 20,1 milhões, a quinta retração consecutiva, segundo avaliação do Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

Essa perda de estoques tem sido um dos motivos da manutenção dos preços do café em patamares elevados. Em junho, a estimativa era de um final de safra com 22,8 milhões de sacas.

Se confirmado o novo número atual para 2025/26, o volume será 11,8 milhões de sacas a menos do que em 2021/22. A União Europeia, que tinha estoques de 14 milhões de sacas em 2021/22, está com apenas 7,8 milhões agora.

A produção sobe porque o Vietnã, o segundo maior produitor mundial de café, tem uma recuperação na produtividade das lavouras. Por lá, ao contrário do que ocorreu no Brasil e na Colômbia, o clima foi favorável.

Folha Mercado
Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Os vietnamitas vão colocar 30,8 milhões de sacas no mercado, 95% da produção será de café robusta. Com o aumento de produtividade e avanço da produção, o país tem capacidade para exportar 24,6 milhões de sacas, 2,3 milhões a mais do que no período anterior.

O Brasil, lider mundial no setor, colhe 63 milhões de sacas, 2 milhões a menos do que no período anterior. A queda ocorre na produção de café arábica, que recuou 6 milhões de sacas, para 38 milhões, segundo o Usda. Já a produção de robusta subiu para o recorde de 25 milhões, 4 milhões a mais.

A Colômbia, terceira maior produtora mundial, perde 1 milhão de sacas nesta safra devido ao excesso de chuva, com o volume recuando para 13,8 milhões. O Usda revisou os números da safra mundial de 2024/25, diminuindo a produção para 173,3 milhões de sacas, 900 mil a menos do que havia previsto antes.

Na lista dos maiores consumidores estão União Europeia, com 41,9 milhões de sacas, seguida de Estados Unidos (26,55 milhões) e Brasil (22,3 milhões). As Filipinas, em quarto lugar (6,75 milhões), ultrapassa o Japão pela primeira vez. A China, interrompe o crescimento contínuo que vinha tendo e consome menos nesta safra 2025/26.

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estimou a safra brasileira de 2025 em 35,2 milhões de sacas para o arábica e em 20,1 milhões para o robusta.

Tarifaço O gesto do presidente dos Estados Unidos Donald Trump de eliminar o tarifaço sobre o café e carne bovina do Brasil teve muito a ver com o peso das medidas dele sobre o bolso dos consumdiores americanos.

Tarifaço 2 Alguns cortes de carne bovina estavam 16% mais caros no mês passado do que há um ano. Nesse mesmo período, o café solúvel subiu 24%, segundo os dados de inflação do país. Brasil é o maior exportador dos dois produtos para os amercianos.

Pastagens Novos modelos de financiamento são vitais para elevar a sustentabilidade na pecuária, segundo Francisco Beduschi, da NWF (National Wildlife Federation).

Pastagens 1 O financiamento da recuperação de áreas de pastagens degradadas e da adoção de práticas sustentáveis será fundamental para que a pecuáraia brasileira faça a transição para patamares maiores de sustentabilidade.

Pastagens 2 O custo de recuperação está próximo de R$ 10 mil por hectare, e o país tem 38,6 milhões de hectares no bioma do cerrado e 26,7 milhões na Amazônia. Os investimentos superam R$ 650 bilhões.

Pastagem 3 O setor precisa de linhas de financiamento ativas, com critérios de sustentabilidade e a adoção de uma pecuária regenerativa. O mercado de carbono e a combinação do capital público, privado e filantrópico trazem benefícios tanto para investidores como para produtores, segundo Beduschi.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *