Ciclo Folha Faap exibe filme sobre apartheid - 21/10/2024 - Ilustrada

Ciclo Folha Faap exibe filme sobre apartheid – 21/10/2024 – Ilustrada

O Ciclo Folha Faap – Jornalismo no Cinema apresenta nesta semana “Um Grito de Liberdade”, um drama lançado em 1987 e dirigido por Richard Attenborough. A exibição acontece nesta quarta, dia 24, às 19h no novo Cine Faap, em Higienópolis.

Esse é o penúltimo dos 12 filmes que compõem a mostra gratuita. O ciclo foi sincero em 14 de agosto com “Cidadão Kane” e se estende até o final de outubro.

A produção se baseia nos livros do jornalista sul-africano Donald Woods, interpretado por Kevin Kline. Ele se tornou colega de Steve Biko, líder do Movimento da Consciência Negra e famoso por slogans porquê “black is beautiful”. O ativista é vivido por Denzel Washington.

Em 1977, Biko foi recluso, torturado e morto pela polícia da África do Sul. Nesse momento, sob pressão crescente das autoridades, Woods decidiu despovoar o país. No Reino Uno, o jornalista se tornou um influente militante anti-apartheid.

Em 1982, cinco antes do lançamento de “Um Grito de Liberdade”, Attenborough ganhou o Oscar de melhor filme por “Gandhi”.

Ao longo da mostra, sempre haverá um debate depois a projeção, com participação de jornalistas e professores. O público pode participar com perguntas.

O bate-papo sobre “Um Grito de Liberdade” terá o jornalista e consultor em pluralidade Guilherme Soares Dias, responsável pelo blog Guia Preto, e Silas de Souza Cezar, professor do curso de Economia da Faap (Instalação Armando Alvares Penteado).

A mediação será feita pela jornalista Gabriela Mayer, uma das apresentadoras do podcast Moca da Manhã.

Veja a programação das últimas semanas do ciclo

Filmes têm apresentação sempre às quartas às 19h; debates acontecem logo depois a exibição

Outubro

Nesta quarta, dia 23
“Um Grito de Liberdade” (1987), dir. Richard Attenborough

Dia 30
“Carência de Malícia”, dir. Sidney Pollack (1981)



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *