O Ciclo Folha Faap – Jornalismo no Cinema apresenta nesta semana “Um Grito de Liberdade”, um drama lançado em 1987 e dirigido por Richard Attenborough. A exibição acontece nesta quarta, dia 24, às 19h no novo Cine Faap, em Higienópolis.
Esse é o penúltimo dos 12 filmes que compõem a mostra gratuita. O ciclo foi sincero em 14 de agosto com “Cidadão Kane” e se estende até o final de outubro.
A produção se baseia nos livros do jornalista sul-africano Donald Woods, interpretado por Kevin Kline. Ele se tornou colega de Steve Biko, líder do Movimento da Consciência Negra e famoso por slogans porquê “black is beautiful”. O ativista é vivido por Denzel Washington.
Em 1977, Biko foi recluso, torturado e morto pela polícia da África do Sul. Nesse momento, sob pressão crescente das autoridades, Woods decidiu despovoar o país. No Reino Uno, o jornalista se tornou um influente militante anti-apartheid.
Em 1982, cinco antes do lançamento de “Um Grito de Liberdade”, Attenborough ganhou o Oscar de melhor filme por “Gandhi”.
Ao longo da mostra, sempre haverá um debate depois a projeção, com participação de jornalistas e professores. O público pode participar com perguntas.
O bate-papo sobre “Um Grito de Liberdade” terá o jornalista e consultor em pluralidade Guilherme Soares Dias, responsável pelo blog Guia Preto, e Silas de Souza Cezar, professor do curso de Economia da Faap (Instalação Armando Alvares Penteado).
A mediação será feita pela jornalista Gabriela Mayer, uma das apresentadoras do podcast Moca da Manhã.
Veja a programação das últimas semanas do ciclo
Filmes têm apresentação sempre às quartas às 19h; debates acontecem logo depois a exibição
Outubro
Nesta quarta, dia 23
“Um Grito de Liberdade” (1987), dir. Richard Attenborough
Dia 30
“Carência de Malícia”, dir. Sidney Pollack (1981)