CNI defende licitação de terminal em Santos em lista - 14/10/2024 - Painel S.A.

CNI defende licitação de terminal em Santos em lista – 14/10/2024 – Tela S.A.

A CNI (Confederação Pátrio da Indústria) defende a licitação do terminal STS-10, no porto de Santos, porquê forma de diminuir gargalos logísticos no Sudeste.

O terminal é visto porquê uma forma de desafogar a falta de espaço para contêineres no porto, que hoje opera com 90% da capacidade instalada.

A licitação do STS-10, porém, está paragem no governo Lula e sem previsão de publicação diante de novos estudos em curso pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

São mais de 600 milénio metros quadrados no chamado “cais do Saboó”, onde ficará o terminal, e a previsão de investimentos do ponto é de R$ 3,2 bilhões.

A obra integra um conjunto de 29 ações prioritárias elencadas pela CNI no Quadro da Infraestrutura para a região sudeste, que será divulgado nesta terça (15).

A CNI também propõe as construções de uma terceira descida para a Baixada Santista —com foco na logística de fardo—, e da Rota 4 do gás originário, permitindo o escoamento do gás produzido no pré-sal da bacia de Santos pela rota 4 (Cubatão, em São Paulo), ou a 4b (Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro).

O pacote inclui ainda um terceiro aeroporto na região metropolitana de São Paulo e a expansão de serviços de aprovisionamento de chuva e esgoto sanitário, utilizando a Sabesp.

Apagão em São Paulo

Outro ponto fundamental é o reforço nas redes de distribuição de vigor. A teoria é “torná-las mais resilientes e capazes de detectar falhas”, podendo se reconfigurar conforme o progresso das mudanças no clima e minimizar interrupções no fornecimento.

Para a CNI, as redes devem ter um sistema de recomposição com IEDs (dispositivos eletrônicos inteligentes), equipados com processadores e algoritmos que agilizam a resposta a distúrbios nas redes, isolando falhas e restaurando o fornecimento em menor tempo —dessa forma, indústrias e transacção sofrem menos perdas.

Com Diego Felix


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul aquém.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *