O Congresso do Peru deu luz verde na noite de quinta-feira (9) ao processo de impeachment da presidente Dina Boluarte, diante da grave crise de insegurança que atravessa o país.
A maioria parlamentar aprovou as quatro moções de vacância apresentadas contra a mandatária de 63 anos por parte das principais forças políticas.
Os pedidos de remoção invocam a “permanente incapacidade moral” de Boluarte para exercer o cargo que assumiu em 7 de dezembro de 2022.
As quatro moções de vacância contaram cada uma com mais de 100 votos de 122 possíveis na sessão parlamentar.
Os partidos buscam agora que Boluarte seja chamada a comparecer perante o plenário, ou através de seu advogado, para que exerça seu direito de defesa o quanto antes.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS