A fotógrafa da Folha Gabriela Biló foi contemplada no prêmio Poy Latam como destaque na categoria “Direitos Humanos e democracia”, com o ensaio “Insurreição”, que traz imagens da tentativa de golpe no 8 de janeiro de 2023, e também na categoria “Fotolivro”, com a obra “A Verdade Vos Libertará”, na qual a fotógrafa registra um panorama da política brasileira de 2013 a 2023.
Criado em 2011 por Pablo Corral Vega, fotógrafo equatoriano, e Loup Langton, acadêmico norte-americano, o Poy Latam é hoje o concurso de fotografia documental mais importante da Ibero-América.
Inspirado no histórico concurso Pictures of the Year International, o prêmio dá visibilidade ao trabalho de fotógrafos e criadores visuais da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal.
A cobertura fotográfica do 8 de janeiro também rendeu à fotógrafa da Folha uma menção honrosa na edição de 2024 do World Press Photo, a maior premiação do fotojornalismo mundial.
A repórter-fotográfica entrou no meio da intentona e flagrou os golpistas destruindo as dependências do Palácio do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal). “A cobertura foi arriscada, perigosa. Foram mais de dez fotojornalistas agredidos que tiveram suas fotos roubadas”, conta Biló.
O fotolivro “A Verdade vos Libertará”, parceria da fotógrafa com o designer Pedro Inoue e o projeto Medo e Delírio, sobre imagens do conturbado contexto político nacional entre os anos de 2013 e 2023, venceu também o Prêmio Jabuti, na categoria “livro de artes”.