Ford confirma venda de fábrica da Troller no Ceará - 23/09/2024 - Eduardo Sodré

Ford confirma venda de fábrica da Troller no Ceará – 23/09/2024 – Eduardo Sodré

A Ford confirmou nesta segunda (23) que sua fábrica na cidade de Horizonte foi transferida para o Governo do Ceará. A unidade produzia o jipe Troller, que saiu de risco em 2021.

Por meio de nota, a montadora afirma que foi oferecido “um passo definitivo para utilizar a vegetal de Horizonte na geração de propagação econômico e social para a comunidade cearense”. Esse passo já foi definido: a unidade vai produzir veículos elétricos para diferentes marcas.

O proclamação foi feito pelo governo em agosto, que divulgou um investimento de R$ 400 milhões na vegetal. O negócio será orientado pela Comexport, empresa que atua no negócio exterior.

A previsão é montar 40 milénio unidades por ano para diferentes marcas. Ainda não há detalhes sobre uma vez que irá funcionar essa novidade operação, mas há expectativa de adesão de empresas chinesas. Entre as marcas que já anunciaram produção vernáculo, mas sem definir onde, estão Neta, GAC Motors e Omoda/Jaecoo.

Localizada na região metropolitana do Recife, a fábrica da Troller empregava 470 funcionários. A unidade foi a última a fechar em seguida a Ford anunciar o termo de suas operações fabris no Brasil, em janeiro de 2021.

A montagem dos jipes foi finalizada em setembro daquele ano, enquanto a fabricação de peças se estendeu por mais dois meses.

Os últimos Troller produzidos traziam a mecânica a diesel (200 cv) da picape Ford Ringir. A versão com câmbio automático tinha somente um ano de mercado quando seu termo foi decretado.

A história da marca cearense teve início em 1995. O protótipo nasceu uma vez que uma versão vernáculo do Jeep Wrangler, basicamente uma reprodução do estampa americano. Houve evoluções ao longo dos anos, com lançamento da picape Pantanal em 2006.

Em 2007, a Ford adquiriu a fábrica de Horizonte, que fica na região metropolitana de Recife. O objetivo principal foi ter aproximação a incentivos fiscais concedidos na região.

A primeira medida foi fechar a produção da Pantanal, que teve somente 77 unidades montadas. A novidade dona da empresa determinou o recolhimento de todas as picapes vendidas, com indenização aos proprietários. Foi detectado o risco de ocorrer fissuras no chassi.


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