Governo Lula não renovou concessão da Enel em SP - 24/10/2024 - Poder

Governo Lula não renovou licença da Enel em SP – 24/10/2024 – Poder

O governo federalista não renovou o contrato de licença de distribuição de virilidade elétrica com a Enel. Diferentemente do que diz post nas redes sociais, o contrato com a companhia italiana está vigente desde 1998 e vale até 2028.

“A Enel é uma vergonha. Agradeçam ao ‘papai Lula’ por ter renovado o contrato com a Enel!”, desinforma publicação viral compartilhada no X depois um temporal em 11 de outubro deixar mais de 1,5 milhão de domicílios sem virilidade elétrica na região metropolitana de São Paulo.

Em junho deste ano, em viagem à Itália, Lula (PT) disse, em conversa com o CEO mundial da Enel, Flavio Cattaneo, que o governo estaria disposto a renovar a licença desde que novos apagões não voltassem a suceder. Mas, porquê afirmado supra, o contrato vale até 2028, ou seja, essa renovação seria só daqui a quatro anos.

A conhecimento para gerir os contratos de licença no setor é da Aneel (Filial Pátrio de Robustez Elétrica), autonomia ligada ao Ministério de Minas e Robustez. A responsabilidade pode ser delegada a agências estaduais e municipais, que têm papel complementar ao órgão pátrio.

A Folha entrou em contato com o Ministério de Minas e Robustez, que afirmou que o teor é falso. A pasta disse não ter renovado o contrato de licença com nenhuma distribuidora de virilidade no país. “O governo federalista publicou o decreto de renovação das concessões das distribuidoras, que estabelece critérios mais rigorosos de avaliação de desempenho das concessionárias, considerando metas de qualidade e eficiência em toda a superfície de licença”, disse o órgão.

VERDADEIRO OU FALSO

Recebeu um teor que acredita ser enganoso? Mande para o WhatsApp 11 99581-6340 ou envie para o email folha.informacoes@grupofolha.com.br para que ele seja verificado pela Folha.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *