Às 11h deste sábado, ao som de Arerê, cantada pelos funcionários, o CEO mundial da H&M, Daniel Ervér, aplaudiu a entrada dos primeiros clientes da loja pioneira da rede sueca no Brasil, inaugurada no Shopping Iguatemi, em São Paulo.
O evento foi pensado para marcar a entrada de um dos maiores conglomerados de moda do mundo no competitivo mercado brasileiro de fast fashion, com direito a brindes da marca, como óculos e lenços, e fila para entrar no shopping de luxo, na avenida Faria Lima, no Jardim Paulistano.
Para os 200 primeiros clientes, houve distribuição de vale-compra de R$ 30 para consumo na loja de 1.000 m², focada em vestuário feminino, peças íntimas e acessórios.
O evento também teve a presença de executivos como Joaquim Pereira, country manager da H&M Brasil, e Karl-Johan Persson, chairman do Grupo H&M, que participaram da contagem regressiva e dos gritos de “Olá, Brasil” para a abertura da loja.
Na fila, se ouvia comentários sobre os preços que serão praticados na loja —a promessa é de valores acessíveis, para competir com C&A, Renner e Riachuelo. Pelo menos neste início, será possível encontrar vestidos a R$ 199, óculos estilizados a R$ 99 e camisetas a R$ 89, por exemplo.
Havia ainda reclamações sobre o horário de abertura, já que a expectativa de parte dos clientes era de entrada às 8h. Mas o fato de a loja adotar a escala 5×2 para os funcionários —diferentemente de outras varejistas, que possuem escala 6×1— era elogiado.
“É um diferencial, posiciona a loja como tendo uma abordagem mais humana”, avaliou Natália Santos, 34, que trabalha com marketing e publicidade de moda. “Os preços acho que vão ficar no meio do caminho entre Renner e Zara.”
A psicóloga Paula Peli, 29, era uma das primeiras da fila. “Já comprei na H&M na Europa, e quando fiquei sabendo da inauguração resolvi vir”, contou.
A primeira loja é voltada para a moda feminina, mas a rede abrirá em setembro uma unidade no shopping Anália Franco, na zona leste da capital, com um espaço de quase 2.000 m² para vender roupas para todos os públicos.
Outras unidades serão inauguradas até dezembro no Morumbi Shopping, na zona sul de São Paulo, e no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas.
Na última quarta-feira (20), o conglomerado de moda festejou o início da operação no Brasil com uma festa com shows de Gilberto Gil e Anitta, que são garotos-propaganda.
A primeira loja inaugurada na América do Sul foi o Chile, em 2013. Executivos da companhia afirmam que o país vizinho do Brasil é menos burocrático em relação a cobrança de taxas e impostos, além de possuir um leque de concorrentes muito menor.
O Brasil, nesse sentido, poderia ser um mercado com muito potencial, mas com altas chances de insucesso. Foram necessários quase dez anos para que a companhia cruzasse a fronteira e se instalasse no país.