A polícia britânica informou nesta quarta-feira (24) que um homem foi preso como parte de uma investigação sobre um ataque cibernético ocorrido na semana passada que atingiu a Collins Aerospace, fornecedora de sistemas de check-in em aeroportos, causando grandes transtornos em toda a Europa.
A Agência Nacional do Crime (National Crime Agency) disse em comunicado que o homem, na casa dos 40 anos, foi detido na terça-feira (23) sob suspeita de crimes previstos na Lei de Uso Indevido de Computadores (Computer Misuse Act) e, desde então, foi liberado sob fiança condicional.
O aeroporto de Berlim ainda está tentando restabelecer seus sistemas de check-in e de bagagens após o ataque cibernético no fim de semana, e novos atrasos e cancelamentos ainda são possíveis nesta quarta-feira, informou o operador do terminal em comunicado.
Berlim é um dos vários aeroportos da Europa afetados pelas interrupções, atribuídas a um ataque de ransomware contra a fornecedora de software Collins Aerospace, que já prejudicou dezenas de voos e milhares de passageiros desde sexta-feira.
Folha Mercado
Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
Segundo o operador do BER, pode levar ainda alguns dias até que o aeroporto da capital alemã volte a ter um software funcional e seguro. Enquanto isso, equipes trabalham intensamente para processar os passageiros de forma manual.
A fornecedora de software “chamou outros especialistas e está trabalhando com urgência para encontrar uma solução”, acrescentou a nota.
Os passageiros devem se preparar para longos atrasos, e o aeroporto recomendou que verifiquem antecipadamente com suas companhias aéreas se o voo continua programado.
Na segunda-feira, a Collins Aerospace informou que estava trabalhando junto aos aeroportos afetados, que incluem também Bruxelas e Londres Heathrow, o mais movimentado da Europa.
O aeroporto de Berlim estava particularmente cheio após a realização de uma maratona na cidade no fim de semana, deixando muitos corredores com dificuldades para voltar para casa.


