A falta de capacitação de funcionários da Boeing foi “a causa provável” de um incidente ocorrido durante o voo de um aparelho operado pela Alaska Airlines em janeiro de 2024, indicaram nesta terça-feira (24) investigadores federais.
Parte da fuselagem de um Boeing da empresa se soltou, o que fez com o painel de uma janela de avião se rompesse, em um incidente que não deixou feridos. Os pilotos conseguiram pousar em Portland, Oregon.
Em sua análise do incidente, o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, na sigla em inglês) dos Estados Unidos apontou falhas nos procedimentos e na capacitação dos funcionários como causa provável, além de uma supervisão federal ineficaz.
Um rascunho do relatório final foi aprovado pelos membros do conselho do NTSB. Em audiência pública para apresentar suas conclusões, funcionários do NTSB disseram acreditar que o problema teve como origem a retirada da porta de saída central esquerda da aeronave por funcionários da Boeing durante um trabalho de manutenção.
A Boeing teve que deixar parados os modelos 737 MAX envolvidos no incidente, e autoridades federais limitaram a fabricação mensal do MAX, o que afetou financeiramente a empresa.
Funcionários do NTSB ressaltaram antes que quatro parafusos que prendiam o painel estavam faltando.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS