O Japão voltará a colocar em funcionamento a maior usina nuclear do mundo na próxima semana, depois que uma falha em um alarme obrigou no mês passado a suspender a primeira tentativa de reativação desde o desastre de Fukushima em 2011.
Takeyuki Inagaki, diretor da usina de Kashiwazaki-Kariwa, operada pela Tepco (Tokyo Electric Power), afirmou nesta sexta-feira (6) que a previsão é “colocar o reator em funcionamento no dia 9 de fevereiro”.As operações para reiniciar a instalação, situada na província de Niigata, foram suspensas em 22 de janeiro, poucas horas antes de ter sido iniciado o processo devido a um problema técnico.
A falha estava relacionada à configuração de um alarme e não afetou o funcionamento seguro da usina, afirmou Inagaki. Na ocasião, o problema ocorreu na ativação de apenas um dos sete reatores no local.A instalação está fora de operação desde que o Japão desligou a energia nuclear após o devastador terremoto e posterior tsunami que provocaram a fusão de três reatores na usina Fukushima Daiichi em 2011.


