Vinte e quatro municípios do Vale do Ivaí e região foram premiados com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). Ao todo, 13 cidades receberam o selo ouro, nove o prata e duas o bronze (veja abaixo). A iniciativa federal atesta publicamente o empenho das secretarias de educação estaduais, distrital e municipais na implementação de políticas, ações e estratégias que assegurem o direito à alfabetização. A cerimônia de entrega ocorrerá em Brasília, em data a ser definida pelo MEC.
– LEIA MAIS: Cidade do PR com 20 mil habitantes abre concurso com salário de até 5,1 mil
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dois maiores municípios da região, Apucarana e Arapongas, obtiveram a certificação prata, enquanto Ivaiporã recebeu o selo ouro. Entre os destaques regionais está Novo Itacolomi, que garantiu a categoria máxima pelo segundo ano consecutivo. “O selo ouro é um reconhecimento pelo compromisso do município em alfabetizar as crianças na idade certa”, salienta a secretária municipal de Educação, Edimária Franco.
A categoria ouro está vinculada ao alcance da meta do Indicador Criança Alfabetizada (ICA). A certificação considera critérios de gestão, governança, formação, acompanhamento da aprendizagem e implementação de ações estruturantes. Além disso, reconhece o trabalho coletivo de articuladores e o papel fundamental de gestores escolares e professores.
“Essa vitória é de toda a rede municipal – professores, gestores, equipes pedagógicas, estudantes e famílias – que trabalharam juntos para fortalecer a educação e construir um futuro melhor”, acrescentou a diretora da Escola Municipal Francisco Ribeiro Franco, Eliana Franco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além da honraria do MEC, Novo Itacolomi também recebeu o Prêmio Alfabetiza Juntos, destinado a unidades da rede municipal de ensino que alcançaram os melhores resultados em alfabetização. A avaliação baseia-se nos dados da Prova Paraná Mais, expressos pelo Índice de Desenvolvimento Educacional do Paraná na Alfabetização (IDE-Alfa). No total, 300 escolas foram contempladas no estado.
Como prêmio, o município receberá 30 Chromebooks e 30 headsets, destinados a apoiar o uso pedagógico de tecnologias educacionais, contribuindo para a continuidade e o aprimoramento das práticas em sala de aula.
Califórnia e Jandaia do Sul não foram contempladas com premiações em nenhuma das categorias nesta edição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SELO
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização não envolve repasse de recursos financeiros. A iniciativa federal é um reconhecimento simbólico dos esforços das secretarias no cumprimento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O pacto busca garantir, até 2030, a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o fim do 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar a aprendizagem de alunos do 3º, 4º e 5º ano que apresentam defasagens. As metas são anuais.
O selo tem como objetivo também promover o compartilhamento de práticas bem-sucedidas de gestão para incentivar políticas de redução de desigualdades previstas no Plano Nacional de Educação (PNE).
Nesta edição, o MEC contabilizou as inscrições de 4.872 redes de ensino, das 5.595 que aderiram ao programa, o que corresponde a um índice de 87,1% de participação dos entes da federação. Em nota, o ministério afirma que a quantidade de certificações evidencia “o elevado engajamento das redes públicas de ensino em todas as regiões do país”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os inscritos nesta segunda edição da premiação, 97% (4.728 redes) obtiveram êxito e conquistaram a certificação, sendo 2.285 selos ouro, 1.896 prata e 547 bronze.
Municípios premiados:
Ouro :
Cambira
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom Sucesso
Novo Itacolomi
Ivaiporã
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Jardim Alegre
Lidianópolis
Lunardelli
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Marilândia do Sul
Marumbi
Rio Branco do Ivaí
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rosário do Ivaí
São Pedro do Ivaí
São João do Ivaí
Prata :
Apucarana
Arapongas
Ariranha do Ivaí
Cruzmaltina
Faxinal
Grandes Rios
Kaloré
Rio Bom
Sabáudia
Bonze :
Godoy Moreira
Mauá da Serra
Fonte: Ministério da Educação (MEC)
Gostou da matéria? Compartilhe!


