Médico é condenado por crimes sexuais contra pacientes em MG - 24/07/2025 - Cotidiano

Médico é condenado por crimes sexuais contra pacientes em MG – 24/07/2025 – Cotidiano

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais condenou o médico mastologista Danilo Costa, de Itabira, a 43 anos de prisão pelos crimes de estupro e importunação sexual cometidos contra pacientes e funcionárias.

Segundo as investigações, parte das vítimas fazia tratamento contra o câncer no momento em que ocorreram os abusos.

Na sentença, o médico é acusado de aproveitar a posição de autoridade e a relação de confiança estabelecida com as pacientes para cometer os crimes em ambientes hospitalar e ambulatorial.

Costa negou as acusações em depoimento à Justiça

Além da pena de prisão, ele foi condenado a pagar indenizações por danos morais às vítimas. Os valores vão de R$ 100 mil a R$ 400 mil.

A Justiça determinou a expedição de ofício ao CRM (Conselho Regional de Medicina) de Minas Gerais para comunicar a condenação criminal do profissional. Também decidiu pela manutenção da prisão preventiva de Costa.

Ele está preso desde fevereiro desde ano. Em janeiro, o médico foi acusado de estuprar uma paciente em um hospital da rede pública de Itabira. A vítima acionou a Polícia Militar e foi encaminhada para atendimento especializado.

Após a divulgação do caso, outras mulheres, entre pacientes e funcionárias do hospital, prestaram depoimento à Polícia Civil e relataram também terem sido vítimas do acusado. O caso mais antigo teria ocorrido em 2015.

As mulheres são atendidas pela Casa Lilian, um centro de apoio às vítimas ligado ao Ministério Público.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *