Morre Gustavo Gutiérrez, pai da Teologia da Libertação – 23/10/2024 – Mundo

O sacerdote e intelectual peruviano Gustavo Gutiérrez, considerado o pai da Teologia da Libertação, morreu aos 96 anos nesta terça-feira (22) em Lima, informou a ordem religiosa à qual pertencia desde 2001.

“A Província Dominicana de São João Batista do Peru lamenta informar que hoje, 22 de outubro de 2024, partiu para a Mansão do Pai nosso querido irmão, Gustavo Gutiérrez Merino”, disseram os religiosos no Facebook.

“Pedimos suas orações para que nosso querido irmão fruição da vida eterna”, acrescentou a ordem.

O Instituto Bartolomeu de las Casas, fundado pelo teólogo em 1974, confirmou a morte no X (ex-Twitter).

“Com profundo tarar, comunicamos que esta noite partiu nosso querido colega e fundador Gustavo Gutiérrez”, informou o instituto. “Sua obra e trabalho em obséquio dos pobres e dos mais necessitados da sociedade continuarão iluminando o caminho da igreja por um mundo mais justo e fraterno”.

A ordem dominicana no Peru anunciou que nos próximos dias serão celebradas missas em homenagem a Gutiérrez e uma homenagem na Basílica de Santo Domingo, na capital peruana.

O sacerdote será velado a partir desta quarta-feira (23) à noite em um salão da comunidade dos dominicanos.

Lá Fora
Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

Gutiérrez, que nasceu em Lima em 8 de junho de 1928, foi uma das figuras mais influentes no contextura teológico e social da América Latina.

O sacerdote é considerado o pai da Teologia da Libertação, a fluente cristã voltada para os pobres que teve importantes repercussões políticas em toda a região.

Foi o intelectual, que se tornou dominicano aos 76 anos, que utilizou pela primeira vez essa frase em 1968, em uma reunião da Conferência Episcopal Latino-Americana em Medellín, na Colômbia, para infligir os princípios reformadores do Concílio Vaticano 2.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *