Candidato apoiado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), fez um gesto nesta terça-feira (5) de aproximação com o PSOL e pediu à deputada Talíria Petrone (RJ) um café para conversar sobre seus planos para a Casa.
O Painel testemunhou quando o deputado abordou Talíria, na saída do plenário e propôs a conversa, dizendo: “sempre gostei muito de vocês”. Nesta terça, Motta conseguiu atrair PSB, PDT e a federação PSDB-Cidadania para seu arco de apoio.
O líder do Republicanos ainda não se reuniu com a bancada do PSOL. Seu adversário, o deputado Antonio Brito (PSD-BA), teria uma conversa com o partido nesta terça, mas o encontro acabou não acontecendo.
Com 13 deputados, o PSOL ainda não tomou uma decisão sobre quem vai apoiar na sucessão de Lira. O partido tem uma avaliação negativa sobre a presidência do alagoano, que não estaria a serviço de uma Câmara plural.
O partido se coloca internamente contra a continuidade do projeto de Lira, embora reconheça haver diferenças entre o presidente da Câmara e seu candidato à sucessão.
Nas duas últimas disputas, o PSOL apresentou candidatura própria à Presidência da Câmara. Em 2021, lançou a deputada Luiza Erundina (SP), que recebeu 16 votos —Lira teve 302. Em 2023, o deputado Chico Alencar (RJ) teve 21 votos, ante 464 de Lira.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.