O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) apresentou nesta quinta (14) projeto coordenado pela empresa de agroecologia Oz.Earth para captar R$ 10 bilhões e reflorestar 1,1 milhão de hectares em áreas de reforma agrária até 2025.
O plano foi anunciado durante evento paralelo à Cúpula Social do G20, no Rio de Janeiro. A captação dos recursos junto a empresas privadas, ainda não divulgadas, deve ocorrer até a COP-30, em novembro do ano que vem.
A meta é plantar 500 milhões de mudas de árvores nativas em áreas degradadas de assentamentos. De acordo com o MST, os assentados poderão receber pagamento por serviços ambientais, mecanismo previsto em lei para estimular a preservação.
Parte dos recursos será destinada à instalação e construção de seis fábricas de pequenos tratores. O objetivo é fornecer máquinas adaptadas à agricultura familiar, já que os equipamentos disponíveis no mercado são voltados para grandes propriedades, segundo o MST.
O desenvolvimento dos tratores tem parceria de compartilhamento tecnológico com empresas chinesas.
com JOELMIR TAVARES, KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.