A Meta lançou nesta quarta-feira (17) seus primeiros óculos inteligentes com tela embutida, em uma tentativa de ampliar o sucesso da linha Ray-Ban, considerada a primeira empreitada bem-sucedida em produtos do tipo.
O Meta Ray-Ban Display tem um pequeno visor digital na lente direita para tarefas básicas, como exibir notificações e prévias do que a câmera vai capturar. Os óculos também acompanham uma pulseira usada para detectar gestos das mãos, com os quais será possível selecionar respostas rápidas no WhatsApp e rolar a linha do tempo do Instagram.
O produto custará a partir de US$ 799 (R$ 4.240, sem considerar impostos), um salto em relação aos US$ 379 (R$ 2.000) da versão padrão, e estará disponível a partir de 30 de setembro nos EUA. A empresa também anunciou que o Meta Ray-Ban de 2ª geração chegará ao Brasil pela primeira vez em breve, com preço ainda não divulgado.
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, apresentou o produto no Meta Connect, principal evento da empresa que acontece anualmente em Menlo Park, na Califórnia. Algumas demonstrações não saíram como planejado —em um momento, uma ligação para os óculos não funcionou.
“Não sei o que dizer para vocês”, disse Zuckerberg. “Continuo estragando isso.” O público aplaudiu.
O executivo disse que os óculos são a forma ideal de avançar rumo à “superinteligência” prometida pela IA —conceito em que a tecnologia superará a inteligência humana.
“Os óculos são o formato perfeito para a superinteligência pessoal, porque permitem estar presente no momento enquanto se acessa todas essas capacidades de IA que o tornam mais inteligente, melhoram a comunicação, a memória, os sentidos e muito mais”, disse.
Os novos óculos inteligentes da Meta têm maior integração com os modelos de IA da empresa, aproveitando a tela para oferecer nova opções de interação visual.
Segundo a empresa, a tela é grande o suficiente para ler mensagens e fica ligeiramente deslocado para não atrapalhar a visão. Depois de alguns segundos sem uso, ele some. Para quem estiver de fora, a tela é praticamente invisível.
Apesar de estar entre as pioneiras no segmento de óculos inteligentes, a Meta ainda fica atrás de rivais como a OpenAI e o Google, da Alphabet, no desenvolvimento de modelos avançados de IA. Zuckerberg iniciou uma disputa por talentos no Vale do Silício para contratar engenheiros de concorrentes e prometeu investir dezenas de bilhões de dólares em chips de última geração.
Nesta quarta-feira, a Meta também apresentou um novo par de óculos da marca Oakley, chamado Vanguard, voltado a atletas e vendido por US$ 499 (R$ 2.650).
O dispositivo integra-se a plataformas de treino como Garmin e Strava, exibe estatísticas em tempo real e relatórios pós-treino, e tem nove horas de bateria. Chegará às lojas em 21 de outubro.
A empresa ainda atualizou sua linha anterior de Ray-Ban, sem display embutido, que agora oferece quase o dobro de autonomia de bateria e uma câmera melhor. O preço subiu de US$ 299 para US$ 379.
Todos os modelos incluem assistente de IA, câmeras, controle por voz e transmissão ao vivo para redes sociais da empresa, como Facebook e Instagram.
Embora analistas não esperem vendas expressivas do modelo Display, avaliam que o produto pode ser um passo rumo ao lançamento planejado para 2027 dos óculos Orion, já apresentados em protótipo no ano passado e descritos por Zuckerberg como “a máquina do tempo para o futuro”.
“Não faz muito tempo que os consumidores foram apresentados à IA em óculos e, nos últimos trimestres, marcas começaram a incluir displays, permitindo novos usos”, disse Jitesh Ubrani, gerente de pesquisa da IDC.
“No entanto, a consciência do consumidor e a disponibilidade de produtos ainda são limitadas. Isso vai mudar à medida que Meta, Google e outras empresas lançarem novos dispositivos nos próximos 18 meses.”
A IDC projeta que as remessas globais de headsets de realidade aumentada/virtual e óculos inteligentes sem display crescerão 39,2% em 2025, para 14,3 milhões de unidades, com a Meta puxando parte relevante da demanda graças à linha Ray-Ban produzida em parceria com a EssilorLuxottica.