O relator do projeto de lei da redução de penas para golpistas, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), diz que o baixo número de pessoas no ato na avenida Paulista mostra que apenas a militância de esquerda é contra a medida.
Segundo o Monitor do Debate Público, da USP, foram 13,7 mil os presentes na manifestação. “Todos os vídeos que eu publiquei em defesa do projeto da dosimetria tiveram audiência maior do que isso”, provoca o relator, que foi alvo de discursos e cartazes. “Um deles, que fiz no plenário da Câmara, passou de 300 mil visualizações”, afirma.
Para o relator, isso mostra que a opinião pública defende a redução das penas, o que deve pesar na decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de sancionar ou vetar o projeto, caso seja aprovado pelo Congresso Nacional.
“Acho que o Lula vai olhar as pesquisas antes de decidir. Está claro que a militância tem uma posição, mas o povo tem outra”, declara.
Ele conversou na semana passada com o relator do projeto no Senado, Esperidião Amin (PP-SC), e diz que espera que o texto aprovado na Câmara seja mantido.
“O Amin sabe que se mudar somente vai atrasar a decisão favorável às pessoas presas, porque o projeto voltará para a Câmara e será retomado nos termos originais”, diz.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


