Pernambuco tem mais de 240 urnas trocadas no primeiro turno das eleições 2024, diz TRE

Pernambuco tem mais de 240 urnas trocadas no primeiro vez das eleições 2024, diz TRE

Número equivale a 1% do totalidade de 23.979 urnas utilizadas em todo o estado neste domingo (7) e é menor que os 2% de urnas substituídas nas eleições de 2022. Urna de votação
TRE
Subiu de 206 para 241 o número de urnas eletrônicas que precisaram ser substituídas em Pernambuco neste domingo (7) de eleições municipais. A informação foi divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) durante a coletiva de prensa às 17h, posteriormente o término da votação no estado.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Esse número representa 1% do totalidade de 23.979 urnas usadas em todo o estado. Segundo ele, o percentual deste ano ainda é menor que o registrado nas eleições de 2022, em torno de 2%.
“Nenhuma urna passou para manual. Toda a eleição foi feita de forma eletrônica. (…) [Esse número de 241 urnas substituídas] está aquém daquilo que a gente estimou inicialmente, está aquém daquilo que a gente teve uma vez que número na eleição de 2022”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, George Maciel.
Nos maiores colégios eleitorais do estado, onde é verosímil ter segundo vez, o balanço de urnas substituídas foi de:
Caruaru: 19 urnas;
Recife: 16 urnas;
Jaboatão dos Guararapes: 13 urnas;
Olinda: 7 urnas;
Paulista: 6 urnas;
Petrolina: 4 urnas.
Outros números das eleições
Na capital pernambucana, foram recolhidas 587 bandeiras de candidatos, que deveriam ter sido retiradas até as 22h do sábado (5), véspera das eleições, de combinação com o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos.
“Não houve zero fora da normalidade. Foi uma eleição muito atípica. No Recife, […] população votou mais rápido, portanto não teve aglomerações”, declarou Orson Lemos.
Instrumento da Justiça Eleitoral de Pernambuco para tirar dúvidas, o Disque Votante registrou 12.708 atendimentos neste primeiro vez das eleições. “A maioria dos chamados foi para os eleitores perguntando o lugar de votação e todos foram atendidos prontamente”, declarou o diretor-geral do TRE-PE.
Combustível em troca de votos
Ao final da votação, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) também divulgou um balanço do dia, avaliando uma vez que positivo o processo eleitoral no estado.
De combinação com o texto, o caso considerado de “maior relevância” foi o de verosímil doesto de poder político e econômico na distribuição proibido de combustíveis, visando a compra de votos.
O caso aconteceu em Cabrobó, no Sertão, e motivou uma operação conjunta entre o MPPE e a Polícia Federalista (PF), na sexta-feira (4).
Em seguida investigação, a Justiça expediu mandados de procura e mortificação. Ao todo, quatro locais foram meta das diligências, sendo três postos de gasolina e uma escola municipal. As investigações ainda estão em curso.
O MPPE atuou por meio de 188 promotores eleitorais, entre os muro de 200 profissionais do órgão mobilizados para as eleições, uma vez que agentes da segurança institucional, motoristas, servidores e comunicadores.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *