Pesquisadores encontram tarântula infectada por fungo "zumbi" no Amazonas

Pesquisadores encontram tarântula infectada por fungo “zumbi” no Amazonas








Uma expedição científica na Floresta Amazônica registrou a descoberta de uma tarântula-golias (Theraphosa blondi) infectada pelo fungo Cordyceps caloceroides, conhecido por transformar seus hospedeiros em “zumbis”. O achado ocorreu na Reserva Ducke, nas proximidades de Manaus, e foi realizado por uma equipe composta por pesquisadores brasileiros e dinamarqueses.












– LEIA MAIS: Pai mata filho de 3 anos após discussão por pensão; facção decreta morte do suspeito


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE












A aranha foi encontrada pela estudante Lara Fritzsche, da Universidade de Copenhague (UCPH), durante um curso intensivo de micologia. Imagens divulgadas mostram o animal, originalmente de coloração marrom-dourada, tomado pela estrutura alaranjada do fungo parasita. O registro foi compartilhado por Elisandro Ricardo Drechsler-Santos, pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que participou das buscas.












O fungo Cordyceps caloceroides pertence ao mesmo grupo de organismos retratados na cultura pop, como na série The Last of Us, embora possua características biológicas distintas. Ao infectar insetos e artrópodes através de esporos, o parasita assume o controle dos sistemas nervoso e muscular da vítima. O fungo consome os tecidos e nutrientes do hospedeiro enquanto ele ainda está vivo e, após a morte do animal, libera novos esporos para reiniciar o ciclo em outros organismos.












A expedição que resultou na descoberta foi organizada pelo biólogo João Paulo Machado de Araújo, professor da Universidade de Copenhague, visando o estudo aprofundado da diversidade fúngica na região amazônica.



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

























Gostou da matéria? Compartilhe!



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *