Relator da OEA cita compromisso do Brasil com democracia - 28/02/2025 - Poder

Relator da OEA cita compromisso do Brasil com democracia – 28/02/2025 – Poder

A Relatoria Especial para Liberdade de Expressão do CIDH (Corte Internacional de Direitos Humanos), órgão da OEA (Organização dos Estados Americanos), afirmou nesta sexta-feira (28) reconhecer o compromisso do Brasil com a democracia e os direitos humanos.

A afirmação foi publicada em nota da relatoria, que citava a conclusão da visita oficial ao país entre os dias 9 e 14 de fevereiro, com o relator colombiano Pedro Vaca. Ele conversou com membros de todos os Poderes, incluindo congressistas bolsonaristas e os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

O órgão também diz ter recebido até a última sexta-feira (21) mais informações sobre a liberdade de expressão no Brasil de diversos órgãos e que o relatório completo ainda está em análise. Por fim, agradeceu ao Estado pelas garantias para o trabalho da missão oficial.

O relator esteve com o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, e com deputados federais de direita, como Marcel van Hattem (Novo-RS), Gustavo Gayer (PL-GO), Bia Kicis (PL-DF) e Carla Zambelli (PL-SP). Também se reuniu com integrantes do governo Lula (PT), jornalistas e membros da sociedade civil.

Durante a visita, Pedro Vaca chegou a dizer a interlocutores que estava preocupado com a falta de clareza na diferença entre o que é ataque à democracia ou discurso de ódio e o que é discurso crítico legítimo em ações da Suprema Corte brasileira.

Também relatou estar assustado com o nível de agressividade das conversas que vem tendo, principalmente com representantes do campo conservador, que alegam ser censurados pelo Supremo.

As principais preocupações levantadas pelo colombiano são a falta de definição clara para o que é desinformação, o julgamento sobre o Marco Civil da Internet, que pode aumentar a responsabilidade das plataformas, a remoção de contas em redes sociais e ataques da direita contra jornalistas e acadêmicos.

A expectativa no governo brasileiro é que o documento, que ainda deve levar meses para ser divulgado, seja técnico, mesmo que acate algumas das preocupações externadas pelos bolsonaristas.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *