As semifinais da Copa do Brasil colocam frente a frente clubes que viveram trajetórias opostas na temporada, especialmente no Campeonato Brasileiro. Enquanto Cruzeiro e Fluminense sustentaram campanhas sólidas na parte de cima da tabela e agora buscam um título para coroar o ano, Corinthians e Vasco enxergam no mata-mata a chance de salvar 2025 e ganhar fôlego para 2026.
Terceiro colocado no Brasileiro, o Cruzeiro perseguiu Flamengo e Palmeiras durante boa parte da competição, mas perdeu ritmo na reta final e acabou nove pontos atrás do campeão rubro-negro —uma campanha ainda assim elogiável. Por isso, chega com ligeiro favoritismo ao confronto com o Corinthians, que abre as semifinais nesta quarta-feira (10), às 21h30, no Mineirão.
Há pouco mais de duas semanas, os dois times se enfrentaram no mesmo estádio, pela 35ª rodada, e o Cruzeiro venceu por 3 a 0, num jogo de domínio amplo sobre o adversário.
A derrota inaugurou a sequência de quatro partidas sem vitória que marcou o fim da temporada corintiana: dois empates (Botafogo e Juventude) e derrotas para Cruzeiro e Fortaleza. O time de Dorival Júnior terminou o Brasileiro em 13º, na zona de classificação à Copa Sul-Americana —um prêmio que dificilmente empolga a torcida.
Conquistar a Copa do Brasil mudaria esse cenário. Além do título nacional, o Corinthians ganharia vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Por isso, Dorival resolveu poupar algumas de suas principais peças nos últimos compromissos justamente para ter força máxima diante do Cruzeiro.
A principal aposta do treinador é poder contar com o trio Memphis Depay, Rodrigo Garro e Yuri Alberto no comando do ataque. Recuperado de lesão, o camisa 9 deve formar a dupla ofensiva com o holandês. Já o meia argentino, que também deixou o departamento médico recentemente, deve começar no banco.
O Vasco vive um cenário semelhante ao do Corinthians e encerrou o Brasileiro logo atrás do rival paulista, em 14º, pressionado por uma reta final com sete derrotas e apenas três vitórias nos últimos dez jogos. Um desses triunfos, porém, foi justamente no clássico com o Fluminense, adversário na semifinal. O duelo de ida está marcado para quinta-feira (11), às 20h, no Maracanã.
Com o título do Flamengo na Libertadores e uma arrancada consistente nas rodadas finais, o Fluminense assegurou sua vaga continental ao terminar o Brasileiro em quinto. Agora, mira a Copa do Brasil como oportunidade de fechar o ano com um troféu.
Além da disputa esportiva, os quatro semifinalistas também brigam por uma premiação milionária. A CBF definiu para esta edição R$ 33 milhões para o vice-campeão e R$ 77 milhões para o vencedor do torneio.


