Série da Folha vence prêmio de jornalismo econômico - 01/12/2025 - Mercado

Série da Folha vence prêmio de jornalismo econômico – 01/12/2025 – Mercado

A Folha venceu o prêmio de jornalismo econômico do IREE (Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa) com a série “Desafio fiscal de estados e municípios”, da repórter Idiana Tomazelli.

As reportagens, que relacionam a explosão dos gastos com emendas parlamentares ao aumento da despesa dos municípios, foram premiadas pela comissão julgadora na categoria Economia e Negócios. O jornal também recebeu duas menções honrosas.

O instituto é uma organização voltada ao aperfeiçoamento da interação entre os setores público e privado.

Além do principal prêmio na categoria econômica e das menções honrosas, a Folha também foi o veículo mais citado na premiação deste ano.

A série sobre os funcionários fantasmas lotados no gabinete do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicação-PB), de Lucas Marchesini e Raphael Di Cunto, recebeu uma menção honrosa. As reportagens mostraram que o parlamentar empregava três pessoas que não davam expediente em seu gabinete, além do caseiro de uma fazenda que possui em seu estado.

Outra menção honrosa foi para o podcast “Dois Mundos”, de Vinicius Sassine. Ele investigou durante um ano a morte de um indígena de contato recente que acompanhou sua mulher para dar à luz em Manaus e acabou morto sob custódia da polícia.

O jornal O Estado de São Paulo recebeu o principal prêmio com reportagens de Vinicius Valfré sobre a infiltração das bets na economia, no Estado e no futebol. O trabalho expõe as relações das bets com o jogo do bicho e mostra os caminhos que elas trilham para operar no Brasil.

O prêmio na categoria política foi para Rafael Soares, de O Globo, com a série “Os tentáculos do Comando Vermelho”, com matérias que revelaram conversas nas quais chefes da organização criminosa dão até ordens a policiais do Rio no Complexo do Alemão.

O repórter Aguirre Talento recebeu menção honrosa por reportagens no UOL sobre a Abin ter hackeado o governo do Paraguai e no Estado de S. Paulo pela série “As conversas secretas dos celulares do golpe”, sobre mensagens trocadas pelo general Braga Netto, ex-candidato a vice-presidente, com o coronel Flávio Peregrino.

A premiação também homenageou os jornalistas Ricardo Kotscho e Fausto Macedo pelo conjunto da carreira.

A comissão julgadora do 6º Prêmio de IREE de Jornalismo foi composta por Adriana Dias Lopes, Cíntia Acayaba, Fabio Leite, Graciliano Rocha e Murilo Rodrigues Alves.



Créditos

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *